Entenda qual a diferença e quando tratar os fios com queratinização ou cauterização

Aneethun explica como os tratamentos agem na fibra capilar e qual a melhor forma de manter o cabelo saudável com força e brilho

Manter os fios saudáveis, com brilho e força é uma tarefa que demanda atenção e cuidados redobrados. Diversos tratamentos foram desenvolvidos ao longo dos anos para proporcionar vitalidade e beleza às madeixas e, entre eles, existem duas técnicas, a queratinização e a cauterização. “Os dois métodos promovem um choque de queratina que reconstrói a fibra capilar, deixando o cabelo macio, sedoso e disciplinado. Cada um deles tem a função poderosa de fortalecer os fios da raiz às pontas, e por isso é fundamental entender o nível de dano e aplicar o procedimento ideal”, explica Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun.

A queratinização é um tratamento à base de queratina, principal proteína na estrutura do cabelo. A técnica age diretamente na fibra capilar, recuperando nutrientes essenciais para reestruturar e fortificar os fios. Já a cauterização, também é um tratamento à base de queratina, porém associada a fonte de calor trabalha de forma mais profunda, incorporando os ativos à fibra capilar, além de proporcionar um maior alinhamento das escamas dos fios.

“O uso frequente de colorações, alisamentos, ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, além do contato frequente com agentes externos como sol, mar ou poluição, são extremamente prejudiciais ao fio pois promovem um desgaste da fibra capilar devido ao processo de oxidação, assim o cabelo perde queratina, o que resulta em madeixas enfraquecidas, elásticas, ressecadas, quebradiças, sem brilho e com pontas duplas”, destaca a coordenadora.

DICA INFALÍVEL

Após aplicação da queratina por meio dos tratamentos de cauterização ou queratinização, é necessário seguir uma lista de cuidados básicos que devem ser feitos diariamente. “O primeiro passo é utilizar a linha de produtos adequada para o tipo de cabelo, essa etapa é essencial e não deve ser pulada. O leave-in deve conter filtro solar e proteção térmica, e ser aplicado de acordo com a indicação da embalagem. Além disso, a hidratação precisará fazer parte da rotina de higienização dos fios”, finaliza Renata.