Médica cardiologista Natália Gomide explica quais são os sintomas para ficar atento
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil e no mundo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Em muitos casos, os fatores de risco são assintomáticos, por isso o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro, é uma data importante para conscientizar a população. A doutora Natália Gomide, médica cardiologista, explica quais são os sintomas e como prevenir as doenças cardiovasculares.
Entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, estão a hipertensão, o tabagismo e o colesterol alto. “Desde cedo, o check-up é importante, para todas as idades. Temos que levar em consideração o histórico familiar, ver o nível de glicemia, aferir a pressão arterial e avaliar outros fatores de risco que contribuem para a saúde do coração”, explica a médica.
A obesidade e o sedentarismo também são fatores de risco, por isso é importante manter bons hábitos na rotina, como alimentação saudável e atividades físicas. “A alimentação é um aliado muito importante para a saúde do coração. O ideal é ter um acompanhamento com um nutricionista, evitar gorduras saturadas e ter uma dieta equilibrada”, afirma Natália.
É preciso ficar atento também aos sinais que o corpo dá quando algo está errado com a saúde do coração. “Os principais sintomas são dor no peito, cansaço, palpitações e falta de ar. Nem todos os pacientes se queixam de uma dor mais pontual no coração, que irradia para o braço, alguns pacientes se queixam apenas de falta de ar, é preciso investigar”, finaliza.