Especialista explica sobre questões que podem causar dores na hora das relações sexuais
Durante a Semana da Mulher é importante reconhecer que parte da luta de ser mulher está em conhecer e cuidar do próprio corpo. Nesse contexto, muitas questões acabam não sendo muito discutidas, dificultando o alcance da informação, é o caso da dispareunia, dor genital associada à relação sexual, que uma imensa quantidade de mulheres sofre.
Uma das causas que podem levar a essa dor durante o contato íntimo são as varizes pélvicas, veias dilatadas que podem surgir tanto em homens, quanto em mulheres e que também podem causar dor durante o contato íntimo, sensação de peso na região íntima e incontinência urinária.
“Infelizmente, o problema é crônico, porém com tratamento com muita capacidade de melhora, e até cura completa dos sintomas. Após a consulta com o médico, provavelmente ele irá iniciar um tratamento via oral para reduzir a dilatação das veias e em todas as consultas é estudada uma proposta cirúrgica para correção. Esse procedimento é minimamente invasivo, com recuperação muito rápida na maioria dos casos”, conta a cirurgiã vascular, Fátima El Hajj.
É importante ressaltar que entre diversos fatores, o uso de pílula anticoncepcional pode ocasionar varizes pélvicas, que podem se desenvolver e tornar uma trombose. Além disso, gravidez, hereditariedade também podem causar o problema.