Dia Mundial da Saúde Ocular: Médica explica importância dos cuidados com a visão e da visita ao oftalmologista

No Brasil, 35 milhões têm dificuldade visual, de acordo com dados do IBGE

O Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado em 10 de julho e tem como principal objetivo destacar os cuidados com os olhos desde o começo da vida para prevenir doenças, inclusive que levam a perda da visão. Olhos vermelhos e lacrimejando, visão embaçada, sensibilidade à luz e dores de cabeça. Estes são apenas alguns dos sinais de que a saúde ocular pode precisar de atenção.

Em todo o mundo, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema para enxergar, de perto ou de longe, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 35 milhões têm dificuldade visual, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a oftalmologista, Gabriela Hoehr, entre os principais problemas que ameaçam a vista, estão catarata, glaucoma, lesão na retina relacionada ao diabetes e degeneração macular relacionada à idade, uma doença progressiva que leva à perda da visão.

“As doenças oftalmológicas estão associadas a diversos fatores, incluindo componentes genéticos, estilo de vida e complicações decorrentes de outras doenças. Também segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira são preveníveis ou tratáveis”, explica a oftalmologista.

Gabriela desta que existem cuidados no cotidiano que são necessários para evitar uma série de doenças. “Não tirar a maquiagem antes de ir para a cama está entre os erros comuns que levam a problemas oculares sérios. Além disso, nossas mãos carregam diversos microrganismos que, em contato com os olhos, podem gerar doenças. O ato de coçar, dependendo da forma e intensidade, também gera problemas mais graves”.

A médica ressalta que a prevenção é essencial para ter uma boa saúde ocular. “O acompanhamento anual com o oftalmologista é necessário para cuidar bem dos olhos, e assim, evitar problemas que ao longo do tempo podem se tornar irreversíveis”, diz.