Consumo de kefir minimiza problemas intestinais

O mau funcionamento intestinal causa desconfortos diários e pode acarretar problemas mais graves. Para reverter esse quadro muitas pessoas fazem uso de probióticos, como o kefir.

A constipação intestinal é um problema relativamente comum para muitas pessoas. Para amenizar os efeitos do mau funcionamento do intestino vem crescendo o número de adeptos do consumo de probióticos, entre eles, o kefir, uma opção natural que promove o equilíbrio da flora intestinal.

A prisão de ventre pode ser ocasionada por fatores simples, como a baixa ingestão de água e fibras na alimentação, mas, muitas vezes, está relacionada a questões emocionais. Este será um dos temas do curso “Modulação da Saúde Intestinal”, que será realizado pela ACN Nutrição, no dia 16 de março.

De acordo com Fernanda Souza, que é nutricionista, mestra em Biociências Aplicadas à Saúde e vai comandar o curso, os fatores emocionais podem agravar o mau funcionamento do intestino. “Entre as pessoas mais ansiosas, ou com diagnóstico de depressão, há alterações dos hormônios que são secretados e favorecem o crescimento de bactérias maléficas à microbiota intestinal, acarretando problemas”, explica a especialista. O mau funcionamento do intestino pode ocasionar câncer de colo, hemorroidas e outras complicações, como a diverticulite.

Para minimizar estes problemas um recurso que vem sendo muito utilizado é o consumo regular de probioticos, que ajudam a restaurar o equilíbrio das bactérias amigas do intestino e são altamente eficazes para controlar diarreias e melhorar casos de constipação. Entre eles está o kefir, que é cultivado em casa e pode ser compartilhado com outras pessoas, já que os grãos se multiplicam de forma rápida.

O kefir é composto por leveduras, bactérias acéticas, lactobacilos, ácido fólico, vitaminas, cálcio, fósforo, gordura, magnésio, lactose, potássio, proteínas e vários aminoácidos benéficos. Quando cultivado em leite dá origem a uma bebida fermentada parecida com um iogurte e que pode ser consumida com frutas, granola ou batido como vitaminas ou shakes. Também é utilizado no preparo de coalhada seca ou molhos para saladas.

É um alimento probiótico potente, ou seja, possui bactérias benéficas que resistem ao meio ácido do estômago e chegam ao intestino colonizando a mucosa intestinal, eliminando as bactérias “ruins” e promovendo diversos benefícios para a sua saúde.

Benefícios do consumo de kefir:

Possui propriedades antibacterianas potentes. Estudos mostram que ele inibe o crescimento de várias bactérias “ruins”, como Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli.

É uma excelente fonte de cálcio e ajuda na proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose.

Ajuda a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino controlando muitas formas de diarreia e minimizando a constipação intestinal.

O kefir geralmente é bem aceito por pessoas que são intolerantes à lactose, pois as bactérias lácticas já pré-digerem a lactose no kefir. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem ingerir o kefir sem problemas.

Melhora sintomas de alergia e asma. Estudos em animais mostraram que o kefir é eficiente para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma.

Melhora nos níveis de LDL colesterol.

Sobre o curso – O curso “Modulação da Saúde Intestinal” acontece no dia 16 de março, das 9 às 13 horas, no Taiwan Hotel (rua Lafaiete, 1370) e será realizado pela ACN Nutrição. É voltado a profissionais e estudantes da área da Nutrição, farmacêuticos e demais interessados.

A palestrante será Fernanda Souza, Mestra em Biociências aplicadas à saúde e graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas, especialista em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras, pós-graduada em nutrição Clínica Funcional pela Unicsul/VP. Possui aperfeiçoamento em Nutrição Esportiva pela Faculdade de Medicina da USP (FMRP/ USP). Atua como docente convidada dos cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica e Esportiva e Musculação e Personal Training do Grupo Educacional UNIS, possui mais de 8 anos de experiência em atendimentos clínicos. É palestrante em eventos de saúde, nutrição e qualidade de vida, além de participar ativamente de congressos e cursos de extensão nacionais. Mais informações no site www.acnnutricao.com.br