Museu Casa da Memória Italiana participa da 19ª Semana Nacional de Museus

Agenda conta também com bate-papo sobre o atual cenário dos espaços culturais, no próximo sábado (15)

O Museu Casa da Memória Italiana, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, participa da 19ª Semana Nacional de Museus. O evento será realizado de 17 a 23 de maio e tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

No próximo sábado (15), às 10h, a instituição promove um bate-papo entre a gestão do Museu, o setor educativo e os estagiários do Centro Universitário Moura Lacerda. A live abordará assuntos temáticos sobre o atual cenário dos espaços culturais, devido à pandemia do Covid-19, e como eles se mantêm com as visitações virtuais e outas ações educativas no período em que estão fechados.

Parceria      

Além disso, na próxima terça-feira (18), terá oficina cultural. O projeto Olhando Acervo, Desenhando a Memória, em parceria com o Museu da Cana, apresenta uma oficina de desenho realizada a partir dos acervos dos museus. As edições acontecerão em duas etapas, às 14h e às 19h30, por meio da plataforma Zoom, e ministrado pela artista visual Jussara Marangoni. Inscrições pelo Sympla, disponível na agenda de eventos do site. Não perca!

No sábado (22), acontecerá uma visita mediada em conjunto com o Museu da Cana, ao vivo. Você poderá conhecer o escritório da casa e a oficina da usina e descobrir as semelhanças, diferenças e detalhes de acervos que cruzam histórias. Basta acompanhar as redes sociais dos equipamentos @casadamemoriaitaliana @museudacana. Será às 10h.

E para finalizar a programação, no domingo (23), acompanhe a série de exibições de depoimentos com temas voltados à memória de espaços culturais, além de retratarem conceitos sobre o passado, o presente e o imaginário em relação ao futuro dos museus, que faz parte do projeto Reimaginando Memórias. Será às 14h, nos canais do Youtube do Museu Casa da Memória Italiana e do Museu da Cana.

O Museu

A Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, no centro de Ribeirão Preto. O local preserva a história da imigração italiana por meio de uma estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920.