Minas é logo ali! Veja 4 motivos para visitar a terra da Inconfidência

Estado é o único entre os dez melhores da premiação Traveller Review Awards

Por oito anos, a Booking reuniu avaliações positivas de todos seus estabelecimentos cadastrados. Em, 2020, o prêmio que era conhecido como Guest Review Awards, passou a se chamar Traveller Review Awards, contemplando também empresas de transportes. A premiação aconteceu em nível internacional e, este ano, distribuiu mais de 1 milhão de prêmios a estabelecimentos que receberam as melhores avaliações de seus hóspedes e clientes. Pela primeira vez, Minas Gerais, que possui o ar aconchegante das montanhas e as riquezas hidrográficas, está no décimo lugar dos lugares mais acolhedores do mundo.

“Com o coronavírus as pessoas não puderam sair de suas casas, o que antes era quase só um dormitório porque as pessoas geralmente passavam a maior parte do dia na rua. Tornou-se quase que sufocante, por isso, a busca por refúgio tem aumentado! Todos queremos, literalmente, respirar um ar puro! A preocupação com a saúde e a segurança foi a prioridade.”, diz Juliana Queissada, CEO da Queissada Comunicação. A agência tem uma frente em turismo e intercâmbio e atende empresas do setor. Todos os itens da listagem feita pelo Booking estão em locais tranquilos, calmos, com árvores e muito descanso. Dentre as especificações mais listadas, 17% foram indicados como ótimos/excelentes em limpeza e higiene.

Aqui no Brasil, com o fechamento dos aeroportos internacionais, o turismo local foi a saída para que os passageiros não perdessem as viagens. Priorizando esta estratégia, Minas Gerais realizou 32 editais e é o terceiro estado com o maior número de selos: “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, garantindo a segurança dos moradores locais e dos turistas. Foram investidos 3 milhões de reais, em 2020, para fomentar práticas ligadas ao turismo como artesanato e mostras culturais. Inauguraram ainda a Rota da Inconfidência, para celebrar os 300 anos do Estado, levando o viajante a um passeio pela história do Brasil. Além disso, o turismo gastronômico foi incentivado assim como o de aventura.

Pensando nisso, Juliana Queissada, CEO do Queissada Comunicação , elaborou 4 motivos para você conhecer a terra da Inconfidência.

Uma viagem pela história

O Estado é o maior em concentração de obras históricas, principalmente quando se fala em igrejas e museus. É lar de Aleijadinho, Tiradentes e das riquezas do Brasil Colônia. As rotas podem ser feitas de carros e ano passado o Estado completou 300 anos cercada de mistérios e causos dos tempos em que conspirações eram tramadas, que o ouro transitava pelas estradas. A Comunidade dos Arturos, formada por descendentes de escravos de Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva. Seus membros vivem em Contagem e preservam as tradições de danças, sons, festividades e eventos religiosos que fazem parte da identidade cultural dos negros.

Culinária

A culinária de Minas é rica. Com fogões de lenha fumegantes e caçarolas borbulhantes, você encontra as combinações perfeitas como feijão tropeiro e couve, goiabada com queijo e café com pão de queijo. A simplicidade e a fartura das mesas mineiras enchem os olhos de qualquer um. Além disso, vocês já ouviram a expressão “Não tem mar, mas tem bar”? O Estado possui o maior índice de bares por habitantes. E a gastronomia de buteco foi aprimorada, principalmente em Belo Horizonte, onde os famosos pasteizinhos e petiscos são apresentados ao lado de boa música.

Um mar de morro

A região geográfica de Minas é composta por várias cadeias de serras e vales. Onde é possível encontrar pousadas e chalés aconchegantes, com muito verde e tranquilidade. Além disso, o ritmo do povo mineiro é diferente, com certeza sossego e simplicidade fazem parte da vida cotidiana. O que faz o lugar excelente para o viajante esquecer a rotina pesada dos grandes centros. Há locais, ainda que não possuem sinal de internet, para fazer o hóspede realmente se desconectar e participar ativamente do convívio na natureza.

Aventura

Se o quesito tranquilidade e culinária, não fizeram você já ir procurar mais sobre o Estado. A Aventura, com certeza vai te chamar a atenção. São diversos esportes radicais, como montanhismo, rafting, tirolesa, entre outros. Além das inúmeras cachoeiras e trilhas para o viajante ter o contato com a natureza de forma intensa.