A festa continua: os tradicionais festejos juninos seguem em julho com sabor e alternativas saudáveis

Mesmo com cardápios cheios de opções, nutricionista da Santa Helena orienta que é possível substituir as comidas tradicionais por versões nutritivas

No Brasil, as festas juninas constituem uma das maiores comemorações e, tamanha a força dessa cultura, elas ainda invadem o mês de julho. É comum festejos nesse período com aspectos típicos dessa tradição, o que não deixa de fora as comidas tradicionais e saborosas. Mas, tem uma boa notícia para quem procura manter a alimentação saudável: é possível participar dos festejos sem ter que abrir mão da saúde, da qualidade da dieta e sem fazer grandes restrições.

Entre paçocas e pé de moleque, o tradicional amendoim também aparece em versões saudáveis que favorecem substituições para que todos possam aproveitar o melhor das comemorações, com mais qualidade nutricional.

Segundo o nutricionista Hugo Comparotto, da Santa Helena, uma das maiores indústrias de alimentos à base de amendoim da América Latina, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de produtos doces com ingredientes nutritivos, como chia e amaranto, caso da paçoca da Linha Cuida Bem, marca da Santa Helena que abrange um portfólio completo de opções rápidas e saudáveis para todas as idades, unindo praticidade, nutrição, sabor e qualidade.

“O amendoim e seus derivados possuem uma gama bem diversificada de nutrientes, como proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, motivos que o fazem um alimento benéfico à saúde. Lembrando que também deve ser consumido de acordo com a necessidade de cada um, como qualquer alimento”, ressalta o nutricionista àqueles que estão ansiosos pelos quitutes julhinos.

Os produtos que compõem a Linha Cuida Bem, por exemplo, podem ajudar, inclusive, no controle do colesterol e de doenças cardíacas. A troca dos doces típicos das festas juninas por versões saudáveis, no entanto, não elimina a necessidade de manter o equilíbrio alimentar. “Sempre é possível fazer melhores escolhas, independentemente de onde estivermos. A primeira estratégia é não comer em excesso ou simplesmente usar o “já quê”: já que eu comi um pedacinho, vou me empanturrar, porque está tudo perdido”, orienta Comparotto.

Além da paçoca, os produtos pé de moleque, cocadas e barrinhas de castanhas são boas apostas para as festas de julho e podem ser encontrados no mercado em receitas sem adição de açúcar. Nessa versão, os doces são ideais para quem pretende montar a sua própria festa no modelo saudável.

Breno Carvalho, gerente da Linha Cuida Bem, também compartilha da opinião que não é preciso abrir mão da temporada de festejos, basta acertar nas escolhas. “A Linha Cuida Bem une sabor e saudabilidade para atender aos mais diversos públicos, inclusive aquele com restrições. São produtos funcionais e de alta qualidade para quem não resiste a um docinho, mas procura controlar o açúcar”, afirma.

O gerente reforça que, com os cuidados e as propriedades nutricionais da linha de alimentos saudáveis da Santa Helena, dá para vestir o traje caipira e entrar na festança sem culpa. “A substituição do cardápio tradicional da festa por versões saudáveis não elimina o sabor e as delícias do período”.