16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. O alimento é o grande destaque do café da manhã dos brasileiros

Estudo realizado pela Kantar aponta o perfil dos compradores de pão industrializado no Brasil

A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) divulga hoje, 15/10, os dados da segunda edição da pesquisa sobre hábitos de consumo de pães, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel. Seja uma bisnaguinha, um pão de forma branco, integral, com grãos, entre diversos outros tipos, este alimento está presente em 78% dos lares brasileiros e tem uma data especial em sua homenagem: 16 de outubro é o Dia do Mundial do Pão.

Assim como em 2016, a consultoria acompanhou durante o último ano a rotina de 11.300 domicílios que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil.

Os dados levantados apontaram que 83% das oportunidades de consumo dos pães industrializados se concentra no café da manhã, contudo há oportunidade de desenvolvimento principalmente no lanche da tarde.

“A indústria tem percebido a importância da segmentação e cada vez mais oferece produtos destinados a consumidores com perfis específicos. Além disso, os pães industrializados são práticos e versáteis, ingredientes base para a elaboração de receitas que fogem dos tradicionais sanduíches”, ressalta Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

Outro dado interessante apontado pela pesquisa é que depois dos hipers e supermercados, o varejo tradicional (composto por padarias, cafés e mercadinhos de bairro), é o segundo maior canal de venda dos pães industrializados. O perfil dos maiores compradores deste produto é formado por mulheres, maiores de 50 anos, pertencentes às classes socioeconômicas A/B, residentes na Grande São Paulo em lares de três a quatro pessoas.