Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024, a partir de 06 de janeiro

Com o tema “Se joga no esporte!”, a 29ª edição ocorre até o dia 18 de fevereiro em todas as unidades do Sesc no estado, com mais de mil atividades gratuitas para os públicos de todas as idades

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos – Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. “Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater* – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Programação Sesc Ribeirão Preto

*Em sua 29ª edição, e sob o tema “Se Joga no Esporte!”, o Sesc Verão chega a 2024 inspirado pela pedagogia do esporte e pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecerão entre os meses de julho e setembro em Paris, na França.

*Grátis

aula aberta

Badminton –  Com Fabiana da Silva, Duda Oliveira e Leonardo Zuffo

Em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a abertura do Sesc Verão em Ribeirão celebra o badminton, esporte de origem indiana, em uma sequência de bate-papo, clínica esportiva e festival.

MINIBIO

Fabiana Da Silva participou dos jogos olímpicos de Tóquio em 2020; é campeã dos Jogos Sul-americanos de 2018 em Cochabamba, Bolívia; medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, Peru; 46 vezes campeã de etapas nacionais (simples, dupla feminina e dupla mista); títulos internacionais em simples, dupla feminina e dupla mista; títulos estaduais em simples, dupla feminina e dupla mista.

Duda Oliveira venceu a I Etapa nacional de Parabadminton 2019; foi ouro – Simples feminina SLR; prata – Simples Feminina SUS; prata – Simples Feminina SU5; III Etapa nacional de Parabadminton 2019; prata – Simples Feminina SL4; prata – Dupla mista SL3 – SU5; campeonato sul-americano 2021; ouro – Dupla Mista SL3 – SU5; bronze – Simples Feminina – SL4.

Leonardo Zuffo é Medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos – Lima/Peru (2019); medalhista de ouro na simples do Pan-Americano de Parabadminton de 2013, 2014 e 2018.

Dia 6/1. Sábado, 14h às 18h

Ginásio

200 vagas

A Livre

Inscrições no local por ordem de chegada

aula aberta

Rebatidas esportivas

Com Jacaré Ki Pira

Circuito esportivo de modalidades de rebater apresenta o badminton, tamboréu, peteca, frescobol, spikeball e padminton.

De 6 a 14/1. Terça a sexta, 13h30 às 21h. Sábados e domingos, 10h às 17h

Convivência

200 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Hidroginástica esportiva de verão

Com Educadores do Sesc

Práticas esportivas e de condicionamento físico aquático com música, atividades individuais e por equipes. A cada domingo, um novo tema e novos desafios! Necessário Credencial Plena e exame dermatológico válidos.

De 7/1 a 18/2. Domingos, 11h às 12h

Parque Aquático

100 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Tênis em cadeira de rodas

Com Maurício Pommê

O tênis em cadeira de rodas é uma modalidade presente nos Jogos Paralímpicos e que chega, em janeiro, ao Sesc Ribeirão. Quem apresenta e joga com o público é Maurício Pommê, tetracampeão brasileiro que já representou o Brasil em quatro Paralimpíadas.

MINIBIO

Maurício Pommê representou o Brasil em quatro Paralimpíadas. Foi vice-campeão mundial por equipes em 2016; bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011; ouro nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007; campeão mundial por equipes em 2006. É tetracampeão brasileiro.

Dia 13/1. Sábado, 10h às 13h

Ginásio

25 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Vôlei com Mireya Luis (CUB)

Bate-papo com a atleta aborda o histórico de lutas sociais e a presença feminina, a iniciação esportiva, a competição e o esporte como direito de todas as pessoas. Mireya é tricampeã olímpica e bicampeã mundial de vôlei.

Dia 14/1. Domingo, 10h às 12h30

Ginásio

200 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Kinball

Com Esporte Fácil

Já pensou em praticar um esporte com uma bola gigante? Nessa atividade, apresentamos o kinball, modalidade esportiva moderna, divertida e que fortalece os laços entre seus praticantes.

Dias 16 e 17/1. Terça e quarta, 19h às 21h

Ginásio

50 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Pickleball

Com Esporte Fácil

Modalidade esportiva que combina elementos do tênis, do badminton e do tênis de mesa. É dinâmica, fácil de aprender e muito divertida. Que tal convidar os amigos e familiares para jogar?

Dias 18 e 19/1. Quinta e sexta, 19h às 21h

Ginásio

50 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Acqua tênis

Com Esporte Fácil

Já pensou em disputar uma partida de tênis na piscina? Nessa atividade, convidamos os participantes para jogar uma partida divertida, desafiadora e super refrescante. Necessário Credencial Plena e exame dermatológico válidos.

Dias 20 e 21/1. Sábado e domingo, 10h às 14h

Parque aquático

50 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Kinball e pickleball

Com Esporte Fácil

Já pensou em praticar um esporte com uma bola gigante? E que tal jogar uma partida de uma modalidade que mescla elementos do tênis, do badminton e do tênis de mesa?

Dias 20 e 21/1. Sábado e domingo, 10h às 14h

Ginásio

100 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Raquetes, redes e rebatidas

Com Ricardo Tonicelo

Apresentações e vivências de modalidades esportivas de rebater, como tênis de campo, de mesa, badminton e desafios esportivos divertidos com bolas de tênis de diversos tamanhos. Nessas práticas, serão apresentados também os diferentes pisos da modalidade tênis de campo, a grama, o saibro e a quadra rápida.

De 23 a 28/1. Terça a sexta, 13h30 às 21h. Sábado e domingo, 10h às 15h

Convivência

200 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Jogos e brincadeiras aquáticas

Com Educadores do Sesc

Experiências aquáticas para toda a família a partir de jogos divertidos e interativos como equilíbrio na prancha, deslocamento com a boia, lançamentos, recepções, corrida na água e flutuação. Necessário Credencial Plena e exame dermatológico válidos.

De 27/1 a 17/2. Sábados, 13h30 às 15h30

Parque Aquático

50 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Esportes de rebater: para fazer e brincar

Com Magic Eventos

Nessa atividade, que envolve cultura esportiva e sustentabilidade, as crianças constroem seus próprios equipamentos esportivos com materiais recicláveis enquanto descobrem fatos importantes sobre o esporte. Após a construção, é hora de praticar!

 

De 28/1 a 18/2. Terça a sexta, 14h às 15h30. Sábados e domingos, 13h30 às 15h e 15h30 às 17h. Exceto 10, 11, 13 e 14/2

Espaço intergeracional

25 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Festival de futevôlei

Com Christiano Ricci

Práticas recreativas de futevôlei em duplas ou trios, destinadas a pessoas interessadas em aprender e praticar a modalidade.

Dia 3/2. Sábado, 10h às 12h30

Ginásio

30 vagas por ordem de chegada

A Livre

aula aberta

Tênis de mesa com Giulia Takahashi e Kaíque Medina

Os atletas participam de um bate-papo sobre suas histórias, carreiras e desafios, seguido de clínica prática. A mediação é de Maria Eduarda Oliveira, atleta que representa a cidade de Ribeirão Preto.

MINIBIO

Giulia Takahashi é campeã sul-americana Adulto em 2023, Lima; campeã WTT Youth Contender em Assunção e Rosário, 2023, e vice-campeã no Rio de Janeiro; vice-campeã sul-americana Sub 19 em 2023. 4 medalhas no Jogos Panamericanos sub 21 em Cali, 2021; campeã latino-americana U-15, U-13; tricampeã sul-americana. A mais jovem jogadora brasileira a ganhar medalhas no mundial de cadetes (sub 15, dupla mista). Jogadora reserva nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Campeã Hopes Latin America em 2016.

Kaíque Medina é medalhista de prata (equipe) e bronze (individual) nos Jogos Parapan-Americanos, no Brasil, em 2007; medalhista de ouro (equipe) nos Jogos Parapan-Americanos da Costa Rica, em 2013.

Maria Eduarda de Oliveira Martins é campeã da liga oeste paulista, categoria adulto, São José do Rio Preto, 2018; campeã da liga oeste paulista, categoria juvenil, São José do Rio Preto, 2018; campeã por equipes dos jogos regionais, Matão, 2018; campeã por equipes dos jogos regionais, Franca, 2019; vice-campeã do campeonato brasileiro, categoria adulto absoluto D, São Paulo, 2019.

Dia 3/2. Sábado, 10h30 às 13h30

Convivência

80 vagas por ordem de chegada

A Livre

curso

Minicurso de tênis de campo

Com Clécio Silva

Curso rápido apresenta a história da modalidade, os principais movimentos técnicos e as primeiras dinâmicas de jogo. Destinado a pessoas com interesse em aprender e praticar.

De 9 a 12/1. Terça a sexta, 15h30 às 17h30

Ginásio

25 vagas por ordem de chegada

A Livre

curso

Minicurso de badminton

Com Paulo Sargento

Curso rápido apresenta a história da modalidade, as regras, os principais movimentos técnicos e as primeiras dinâmicas de jogo. Destinado a pessoas com interesse em aprender e praticar.

De 9 a 12/1. Terça a sexta, 19h às 21h

Ginásio

25 vagas por ordem de chegada

A Livre

curso

Minicurso tênis de todos os campos

Com Ricardo Tonicelo

Minicurso apresenta a história dos principais torneios de tênis do mundo e promove a experiência de jogar em quadras que simulam o saibro e a grama sintética. Na atividade, os gestos, as regras, os materiais e as dinâmicas de jogo, de maneira simples e divertida!

De 23 a 26/1. Terça a sexta, 19h às 21h

Ginásio

30 vagas por ordem de chegada

A Livre

curso

Minicurso futevôlei na prática

Com Christiano Ricci

Curso rápido apresenta a história da modalidade, as regras, os principais movimentos técnicos e pedagógicos e as primeiras dinâmicas de jogo. Destinado a pessoas com interesse em aprender e praticar.

Dias 30/1 e 1/2. Terça e quinta, 19h às 21h

Ginásio

25 vagas por ordem de chegada

A Livre

curso

Minicurso de tênis de mesa

Com Maria Eduarda Oliveira e Marcelo Hirono

Minicurso apresenta a história da modalidade, as empunhaduras, os principais movimentos técnicos e as primeiras dinâmicas de jogo. Destinado a pessoas com interesse em aprender e praticar.

De 30/1 a 2/2. Terça a sexta, 19h às 21h

Convivência

30 vagas por ordem de chegada

A Livre

oficina

Construção de peteca

Com Jacaré Ki Pira

De origem indígena, a peteca foi criada com objetivo recreativo e a principal regra era mantê-la no alto pelo maior tempo possível. Nessa oficina, aprenda a construir petecas recreativas de maneira simples, com poucos materiais, e descubra diferentes formas de se divertir.

De 6 a 14/1. Terça a sexta, 14h às 15h15 e 15h30 às 16h45. Sábados e domingos, 13h30 às 15h e 15h30 às 17h

Espaço intergeracional

30 vagas por ordem de chegada

A Livre

oficina

Construção de cordas

Com Lezizz Jump Dance

Construção de cordas com materiais alternativos seguida de vivências e experimentações. Uma oportunidade para aprender várias formas de brincar e se divertir com a corda, pulando sozinho, em dupla e até em equipe.

Dia 27/1. Sábado, 13h30 às 15h30

Espaço intergeracional

40 vagas por ordem de chegada

A Livre

vivência

Fotoesporte Sesc Verão

Com Foto Pan

Estações de fotos esportivas e interativas conectam o público com as principais modalidades de rebater presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

De 6 a 14/1. Sábados e domingos, 10h às 17h. Dias 18, 19, 23 e 24/1. Quinta, sexta, terça e quarta, 14h às 20h

Convivência

200 vagas por ordem de chegada

A Livre

vivência

Danças e brincadeiras brasileiras

Com Júlia Musse

Demonstrações de danças e brincadeiras tipicamente brasileiras, como coco, baião, ciranda, samba, cantigas de rodas e lenga-lengas.

De 6 a 27/1. Sábados, 10h às 12h

Espaço intergeracional

30 vagas por ordem de chegada

A Livre

vivência

Esportes virtuais de rebater

Com Pikot Games

Jogos de videogame e óculos 3D compõem desafios em modalidades de bater e rebater presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

De 6 a 28/1. Sábados e domingos, 10h às 17h

Convivência

100 vagas por ordem de chegada

A Livre

vivência

Dança de rua para crianças

Com Júlia Musse e Alessandro Mastrangelo

A dança de rua abrange uma variedade de estilos, como breaking, popping, locking e outros movimentos criativos. Para as crianças, uma experiência divertida que estimula habilidades físicas, autoexpressão e trabalho em equipe.

De 7 a 28/1. Domingos, 10h às 12h

Espaço intergeracional

25 vagas por ordem de chegada

A Livre

vivência

Jogos e brincadeiras de rebater: mini tênis e tênis de mesa

Com Esporte Fácil

Tênis de mesa, mini tênis com alvo inflável e flutuador de bola.

De 16 a 21/1. Terça a sexta, 13h30 às 21h. Sábado e domingo, 10h às 17h

Convivência

200 vagas por ordem de chegada

A Livre

vivência

Férias esportivas: rede de diversão e afetos

Com educadores do Sesc

Semana de diversões com jogos esportivos, brincadeiras aquáticas, oficinas de artes manuais, alimentação, saúde bucal e apresentações artísticas.

De 16 a 19/1 (turma 1) e 23 a 26/1 (turma 2). Terça a sexta, 14h às 17h30

200 vagas

A Livre

As inscrições deverão ser feitas por um responsável maior de 18 anos nos dias 11/1 (Credencial Plena) e 12/1 (público em geral), das 17h às 20h30, no auditório do Sesc.

vivência

Desafios esportivos

Com Magic Eventos

Um convite para experimentar modalidades olímpicas de maneira leve e divertida. Oportunidade para conhecer o bexitênis e praticar vôlei e golfe neon, beisebol, badminton, tênis de mesa e outros! Vamos nessa?

De 30/1 a 16/2. Terça a sexta, 16h às 21h. Exceto 13 e 14/2

Convivência

100 vagas por ordem de chegada

A Livre

espetáculo

O Circo e o Esporte Divertido

Com Cia. Zero

Para apresentar o esporte de maneira divertida e provocar o riso das crianças, a dupla realiza acrobacias e apresenta diversas modalidades esportivas de maneira irreverente e bastante atrapalhada.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Fernanda Soto, Gabriel Galhardo, Neto Donegá

De 16 a 26/1. Terça a sexta, 17h

Ginásio

100 lugares por ordem de chegada

A Livre

Sesc Verão 2024

De 06 de janeiro a 18 de fevereiro

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao