Psicóloga explica impactos da pandemia nos relacionamentos

O isolamento, distanciamento social e o medo mudaram a forma de nos relacionar, mas não desencorajou buscar novos relacionamentos

A pandemia trouxe mudanças importantes nos relacionamentos. Casais que estavam em relacionamentos saudáveis puderam tirar o pé do acelerador em função da rotina atribulada e focar mais na construção e fortalecimento das relações.

No entanto, aqueles que estavam vivendo momentos de crise foram obrigados a colocar uma “lupa” para o que estava acontecendo, já que a fuga da rotina estava em pausa.

“É claro que isso não é necessariamente ruim e varrer para debaixo do tapete o desgaste da relação não é mais uma alternativa. É preciso ver discutir e decidir antigas questões”, explica Christina Valle, psicóloga da Zero Barreiras Psicoterapia Online.

Quem foram os mais prejudicados neste contexto? Certamente aqueles que estavam solteiros quando tudo fechou. “Este grupo foi obrigado a dar uma pausa na paquera e precisou ser criativo, após a flexibilização, visto que para muitos, os cuidados com a prevenção, continua. Encontros pós exame de Covid ou ao ar livre e com máscara passaram a fazer parte do dia a dia de novos encontros”, relata.

Os aplicativos de relacionamento e as redes sociais foram importantes para que a “arte do encontro” continuasse viva, mesmo que no mundo virtual.

“Mesmo com o cansaço das telas, os encontros online continuam sendo muito utilizados. A vontade ter alguém nos faz buscar alternativas e novos caminhos. O que fica claro é que o isolamento, distanciamento social e o medo tenham mudado a nossa forma de nos relacionar, mas não nos desencorajou de buscar novos relacionamentos. E com o segundo Dia dos Namorados em pandemia, veremos como somos capazes de nos adaptar e ser criativos para celebrar”, finaliza.