Passo a passo: como criar uma almofada nó

Quer aprender a fazer uma almofada nó? Essa peça, que virou hit na decoração de ambientes pra lá de inspiradores, pode ser feita com tecido de malha ou até reaproveitando peças de roupas que sejam de algodão ou que tenham um pouco de elastano.

O Elo7, maior marketplace de produtos criativos e autorais do país, desenvolveu um passo a passo para criação de uma almofada nó bem linda para chamar de sua!

Materiais necessários

– 18 cm x 4 m de tecido de malha ou similar (pode ser até um lençol de algodão antigo)
– Tesoura
– Alfinetes
– Tubo de papelão de papel toalha ou do papel alumínio
– Tesoura
– Plumante (enchimento acrílico)
– Agulha
– Linha
– Máquina de costura (para o nosso projeto usamos a Singer modelo Patchwork)

Passo a passo

– Para começar, corte uma tira de 18 cm de largura de tecido de malha ou algo similar, que tenha um pouco de elasticidade. Para fazer a almofada, você precisará de aproximadamente 4 metros de tecido, mas não se preocupe em deixar a tira inteiriça. Você pode fazer emendas no tecido para alcançar essa metragem sem problemas.

– Depois de cortar no tamanho exato, é hora de alfinetar o tecido dobrado no sentido do comprimento e passar uma costura à máquina. A costura pode ser a reta, reta flexível ou a ziguezague. Para as emendas dos tecidos, passe costura reta.

– Assim que você terminar de costurar, notará que a sua futura almofada nó ou trançada é apenas uma tripa de tecido gigante! Então, é nesse momento que você deverá desvirar a peça, deixando a costura para dentro.

– Feito isso, é hora de começar a encher de plumante (também conhecido como fibra siliconada ou siliconizada). O tubo de papel é essencial nessa hora, pois ajudará a não acumular enchimento em certos pontos da almofada, deixando algumas partes mais altas, outras mais murchas.

– Agora, é hora de criar o nó! E, para isso, você pode fazer de muitas formas.

– Depois de criar o seu nó, basta fechar as pontas da almofada passando uma costura pespontada e apertando, como se você estivesse fazendo um fuxico. Costure as pontas embaixo de uma das voltas do nó para que fique escondido e bem preso.

– Pronto! Sua almofada nó ou trançada está liberada para decorar sua cama ou seu sofá!

A