Pais buscam mais aulas de reforço para os filhos, aponta GetNinjas

App de contratação de serviços revela que as disciplinas mais buscadas foram matemática, português, física, química e biologia

Segundo uma pesquisa do Instituto Data Senado, 63% dos entrevistados acreditam que a qualidade de ensino nas aulas remotas caiu. Para melhorar o processo de aprendizagem ou até solucionar dúvidas, pais passaram a ver as aulas de reforço como solução para os filhos. Tal tendência foi identificada por um levantamento feito pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que registrou um aumento de 157% na demanda pelo serviço de aulas de reforço escolar na primeira semana de janeiro (03/01 até 09/01) em comparação com a primeira semana útil de 2020 (05/01 a 11/01).

Em detalhes, as disciplinas mais demandadas pelos consumidores no aplicativo em 2020 foram: Matemática, Português, Física, Química e Biologia. E em média, o valor cobrado pelos profissionais cadastrados para lecionar aulas de reforço é de R$90 por cada aula dada.

De acordo com a pesquisa, a demanda passou a crescer em agosto. Entre agosto e outubro o aumento foi de 40% e foi em outubro que houve o maior pico na procura, com 2,7 mil pedidos feitos por clientes na plataforma. Já a análise anual revela que houve mais de 26 mil pedidos pelo serviço em 2020, o que representa um crescimento de 19% na busca em comparação com 2019.

Além disso, sob o recorte regional, a pesquisa revela que, em São Paulo, houve mais de 9 mil solicitações pelo serviço de aulas de reforço escolar. Já os fluminenses fizeram quase 4 mil pedidos, enquanto em Minas Gerais o número total foi de 3 mil solicitações.