Mês do empreendedorismo feminino: 5 dicas para ser dona do seu negócio ainda em 2022

De acordo com os dados do LinkedIn, O Brasil registrou um aumento de 41% da participação feminina em 2020

Ainda é possível criar seu próprio negócio em 2022 (créditos: Unsplash)

No mês de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, efeméride que busca combater a desigualdade salarial entre gêneros e a misoginia que mulheres sofrem dentro do empreendedorismo e celebrar o sucesso de tantas empresárias que enfrentam as adversidades que excedem o cenário empresarial e que são exemplo para todos. A comemoração foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, a fim de enaltecer as mulheres no ambiente corporativo.

Mesmo com uma série de desafios sendo enfrentados, mulheres dando a volta por cima está crescendo e muito. De acordo com os dados do LinkedIn, a participação feminina no setor cresceu globalmente. Em 2020, o Brasil registrou um salto de 41% entre as mulheres que iniciaram algum negócio próprio.

Ao longo da história, é possível observar que as mulheres traçam uma constante luta por uma participação significativa nas empresas, e mesmo o público feminino ocupando a maioria na população mundial, a falta de igualdade ainda é visível, por isso muitas enfrentam dupla jornada, tendo que cuidar da casa, sendo mães e dando conta do trabalho. Um desses exemplos é o de Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.

Desde aos 16 anos, costurava e vendia lingeries para as suas amigas, com isso foi conquistando seu próprio dinheiro e conseguiu arcar com seus estudos, descobrindo assim uma paixão pela área da educação. A Ceo afirmou que amava ver algo sendo construído zero e tomando forma, gostava do processo e a forma que chegava ao consumidor final. Ao longo dos anos foi se qualificando cada vez mais, buscando diferenciais para se destacar no mercado e resolveu investir no segmento da educação, criando a marca Minds Idiomas, com muita organização financeira e preparo.

Com isso, a CEO Leiza Oliveira, da Minds Idiomas, dá 5 dicas para você, mulher, se tornar uma empreendedora ainda em 2022:

  1. Escolha um segmento

Dentro do seu planejamento, estude sobre os possíveis segmentos, desde sua identificação com a área até sobre o retorno que ele vai dar. Busque escolher visando a longo prazo, e se o projeto te fazer brilhar os olhos, é mais um sinal de que pode estar no caminho certo. No franchising, além da diversidade dos segmentos, você investe já sabendo como funciona, o público-alvo, faturamento médio mensal, a identidade visual e toda dinâmica da empresa.

  1. Estude o mercado

Não é simples se destacar no mercado, então saiba estudar o ramo que você vai investir, considerando o local, segmento, tamanho. Monte uma equipe forte nesse primeiro momento, capacite-a e saiba quais os diferenciais do mercado do segmento. Veja quais as formas de inovar e fazer uso da tecnologia para expandir seu negócio e fazer com que ele se destaque;

  1. Dê o primeiro passo

É preciso ter coragem para investir e entender que o planejamento não vai ser 100% fiel com o que realmente vai acontecer. Algumas coisas, no empreendedorismo, a gente só aprende na prática mesmo. Com isso, após o planejamento, tenha coragem para começar e ir se reinventando dentro da área de atuação da sua nova empresa. É válido acompanhar empreendedores e empreendedoras de sucesso;

  1. Gerencie o seu tempo

Saber dar prioridade ao que realmente importa é essencial, por isso, administrar e gerenciar o tempo durante esse processo de criação da sua própria marca é muito importante. Crie uma lista de pendências diárias, priorizando os itens dos mais aos menos importantes. Com isso, fica mais fácil visualizar o que deve ser feito;

  1. Seja Persistente

Tenha foco e saiba que os desafios são normais durante esse processo de criação. Estabeleça metas de curto e longo prazo, para conseguir visualizar o caminho  e saber os pontos que deram certo e os que precisam ser melhorados. Sobretudo no início, busque filtrar os comentários negativos, saiba ouvir quem realmente tem algo a agregar e sempre crie estratégias para alcançar os objetivos.

A Minds possui modelos de negócio a partir de 20 mil reais. Saiba mais aqui!