Livro aborda conceito inédito de que identificação com marcas comerciais repagina vida pessoal e profissional

Regina Nogueira – especialista em reposicionamento de marca pessoal e corporativa – lança o livro “Você é uma marca! Descubra como o personal rebranding pode mudar a sua vida por meio das marcas”, que revela como a identificação com atributos, virtudes e valores de marcas comerciais podem provocar uma profunda mudança no comportamento das pessoas

Você é uma marca, e as suas escolhas e atitudes – seja na vida pessoal ou no ambiente profissional – “moldam” a sua marca pessoal, e fazem com que as pessoas ao seu redor o enxerguem e atribuam a você qualidades e defeitos relacionados aos seus comportamentos. Já parou para pensar nisso? Como será que você está sendo visto nos diferentes contextos em que se insere?

Atualmente, vivemos em um mundo ágil, em que as situações se refazem e se reinventam com velocidade, as transformações são rápidas e constantes, e as coisas não parecem ser feitas para durar, às vezes nem mesmo as relações humanas. Tudo parece substituível, ou seja, se uma marca se mostra melhor do que a outra, facilmente será substituída.

Pensando nisso, Regina Nogueira, reconhecida no segmento de propaganda e marketing no Brasil e no mundo hoje consultora empresarial, decidiu se aprofundar com o intuito de entender, como profissional especializada em desenvolvimento humano, em como as marcas influenciam não somente seus consumidores como a população impactada por ela como um todo e, com isso, criou o Rebranding – processo voltado para o desenvolvimento de competências em prol de uma vida pessoal e profissional melhor constantemente alinhada às novas tendências da realidade desafiadora de hoje.

“O Rebranding surgiu a partir da observação de que, assim como uma marca pode se reposicionar, um ser humano também pode fazer o mesmo. Somos todos marcas, que expressam um conjunto de características capazes de cativar ou repelir aqueles com quem convivemos, nos mais variados contextos – sejam chefes, colegas de trabalho, amigos ou familiares. E podemos ajustar nossa marca aprimorando nossa autopercepção, nos tornando mais conscientes sobre nossos próprios comportamentos”, resume Regina.

Segundo a especialista, o Rebranding é um processo de transformação comportamental, que engloba CNV (Comunicação Não-Violenta, Neurociência e estratégia de Branding, para que as pessoas abandonem (ou adotem) determinadas atitudes e conquistem objetivos pessoais e profissionais. Ou seja, o conceito não é apenas um neologismo do mundo corporativo, mas, sim, uma ferramenta poderosíssima na transformação para uma vida mais plena, englobando metodologias e conceitos interdisciplinares das mais variadas áreas de conhecimento – como a psicologia, antropologia, ciências sociais, marketing e, sobretudo, negócios.

Se você fosse uma marca, qual marca você seria?

O eixo central do livro levanta questões provocativas, que podem promover reflexões poderosas, tais como: “Como será que me expresso na vida pessoal e na profissional? “Como quero ser notado?”; “Qual marca quero expressar?”, entre muitas outras.

Basicamente, o objetivo do processo de Rebranding é estimular a autopercepção, a autodescoberta e, também, a autoanálise. Tudo isso sem crenças preconcebidas e sem julgamentos, uma vez que, a jornada em si é mais importante que a chegada.

Além disso, até pouco tempo atrás víamos apenas jovens indecisos diante das infinitas possibilidades no mercado de trabalho. Hoje, já é possível notar um movimento contrário, em que os profissionais com 50+ também estão confusos em relação aos seus próximos passos. Ou seja, a carreira tem se diluído e o foco tem se tornado as competências que os trouxeram até o ponto em que se encontram hoje, e que não se sabe se serão as mesmas que os levarão adiante. Para isso, é preciso trabalhar a capacidade de adaptação para recomeçar e reconhecer quais são suas melhores habilidades. O profissional deve se questionar: qual a minha expertise? em que posso evoluir?

Sendo assim, é fundamental se autoconhecer e usar a seu favor sua comunicação com os que estão ao seu redor. Expressar algo que não se é pode representar um grande obstáculo para a imagem que é transmitida, e sabotar as conquistas de alguém.

O processo de autoconhecimento

No Personal Rebranding, o ponto focal está no autoconhecimento e no processo de desatamento do “nó” profissional – e particular – de quem não entende por que parou no meio da estrada, ou para onde a vida vai levá-lo. Com isso, o método realiza uma ampla checagem de conteúdos e repertórios, hábitos, vivências, experiências e fatos passados. Segundo a especialista, é necessário analisar os porquês das “pedras” no caminho das pessoas, ou seja, quais são os “incômodos” que nos impedem de crescer e evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

“Todos nós somos uma marca espelhada na imagem das marcas que admiramos, ou temos o desejo de ser. É possível incorporar e trabalhar tais marcas com excelência para chegarmos lá, corrigindo e ajustando certos comportamentos e atitudes”, explica Regina. Para isso, segundo a especialista, é preciso treinar esses novos comportamentos, que são detectados ao longo do processo e que vão se potencializando até que a pessoa atinja a sua verdade, a sua plenitude.

A questão mais importante está no eixo do reposicionamento e adequação de realidades, expectativas, isto é, de ver o presente em perspectiva e, principalmente, na vontade da pessoa de se transformar em um agente do seu próprio desenvolvimento. Além disso, Regina reforça que o método não visa reduzir os interessados ao recorte particular dos modelos de mercado, tampouco encaixá-los em uma “embalagem desejável”, mas trazer à tona a essência única do indivíduo

Outro ponto relevante é que o conceito nada tem a ver com o Personal Branding, o Personal Rebranding é um processo de reposicionamento da marca pessoal capaz de identificar fraquezas e fortalezas, conhecer onde estão as dificuldades e desafios pessoais, e de fato ajustar o que for preciso. O Rebranding aplica-se também a empresas que, da mesma forma, precisam rever objetivos, saber como querem ser vistas e aonde querem chegar.

O livro propõe uma transformação pessoal a partir do autoconhecimento e da busca de um propósito, dois pontos importantíssimos em um mundo em que o movimento é constante, e que a esfera profissional e a pessoal se entrelaçam o tempo todo. “A partir de inúmeras autodescobertas, a obra auxiliará você a ampliar o seu bem-estar, ter uma vida pessoal e profissional mais plena, compreender se prefere ser uma marca ou mercadoria e, sobretudo, relembrar que o que ‘marca’ constrói marca”, conclui.