Inteligência emocional: como se preparar para voltar ao trabalho presencial?

Para controlar a ansiedade, a especialista em comportamento humano do ISAE Escola de Negócios destaca a importância do planejamento

Após um longo período de trabalho remoto, é normal que muitos estejam se sentindo ansiosos para voltar às atividades presenciais, encontrar todos os colegas e poder retomar à rotina de antes da pandemia. Mas como lidar com nossa inteligência emocional de voltar para o escritório? De novamente ter que acordar mais cedo para se arrumar e ir para o trabalho? E até mesmo de ter que se adaptar novamente a antiga rotina fora de casa?

Segundo a especialista em comportamento humano do ISAE Escola de Negócios, Cristiane Ribas, esses questionamentos todos são muito normais. “Não podemos esperar que, após tanto tempo em casa, vamos estar adaptados àquela rotina louca que tínhamos antes da pandemia em um piscar de olhos” , afirma. “É muito importante nos prepararmos psicologicamente e seguirmos algumas estratégias de inteligência emocional para facilitar essa transição”, diz.

Quando se trata de voltar a rotina, a especialista destaca a importância do planejamento. “Ter um planejamento estruturado é o primeiro passo para controlar a ansiedade, pois vai permitir que o indivíduo observe de forma clara suas demandas. Deixar tudo organizado dá a sensação de alívio e, aos poucos, essa ansiedade vai passando, pois vemos que aquela bola de neve que achávamos que ia ser, hoje não é mais”, comenta.

A segunda dica é estar atento para cumprir essa rotina e seguir os horários. “Como nos acostumamos com novos horários e hábitos durante a pandemia, agora temos que nos readequar para estarmos alinhados aos planejamentos e horários do trabalho”, aponta Cristiane Ribas. Já para aquelas pessoas que ainda assim não conseguem segurar a ansiedade e o nervosismo, ou que essa adaptação esteja desenvolvendo outros problemas pessoais, a especialista indica contatar um profissional especializado para ajudar a superar essas barre