Hora de tirar a coberta do armário! Dicas para preparar a casa para o friozinho que vem por aí

Dar adeus para os lençóis finos, abrir espaços para mantas e edredons, deixar a decoração dos ambientes da casa mais aconchegantes, ter alguns truques na manga para lavar louça e roupas são algumas das dicas de João Pedro Lúcio, coordenador técnico da Maria Brasileira, para quem deseja garantir a sensação de conforto durante as estações mais frias do ano. Confira!

Hora de reorganizar os armários

A chegada do outono e inverno pede roupas de cama mais quentinhas. E como o frio não espera, João Pedro Lúcio, coordenador da Maria Brasileira, rede de franquias especializadas na prestação de serviços domésticos, indica antecipar a organização do que vai sair do armário e do que irá ficar guardado por alguns meses. “Peças pesadas, como edredons, devem ser lavadas antes do frio chegar, pois demoram para secar”.

O especialista faz um alerta para a importância da lavagem das roupas de cama. “Por serem peças pesadas que foram armazenadas por meses, é grande a chance de acumularem mofos e ácaros. O ideal é remover a sujeira superficial com um aspirador de pó e só depois colocá-las na máquina”, aconselha. Após a secagem, basta embalar o produto e guardá-lo em um local mais arejado até a hora do uso. Já os lençóis e colchas mais finas, que não serão mais usadas, devem passar por uma lavagem e serem armazenas em embalagens plásticas.

Quando o assunto são as roupas, o profissional indica lavar moletons e peças de lãs que ficaram guardados por muito tempo. “São peças que ficam com o famoso ‘cheiro de guardado’, então vale a pena lavá-las antes do uso”, aconselha João.

Limpeza profunda

O profissional da Maria Brasileira indica fazer uma limpeza pesada em toda casa antes do frio chegar. “Passando a temporada de chuvas, é importante caprichar na limpeza de azulejos, sacadas e quintais, retirando limo, mofo e lodo. Como são limpezas que demandam mais água e tempo, acabam ficando de lado durante os dias frios do outono e inverno”, afirma João.

Mas isso não significa que no frio não seja necessário limpar a casa, muito pelo contrário. “Portas e janelas tendem a ficar fechadas em dias frios, o que acaba resultando em um excesso de poeira e também na proliferação de mofos”, conta o especialista da Maria Brasileira. Nestes casos vale apostar em limpezas mais espaçadas, a cada 15 dias, por exemplo, e em produtos que evitam o contato com a água gelada, como luvas e mops.

Sem louça na pia

Quando a temperatura cai, lavar a louça pode se tornar um problemão. Para quem não possui torneiras elétricas ou máquina de lavar louça, alguns truques podem ajudar para que a mão não fique “congelada”. “Há uma opção clássica que é a luva de borracha. Ela consegue inibir um pouco a temperatura da água, mas muito gente reclama que ela prejudica o manuseio das louças. Para estes casos, o ideal é não deixar acumular muita louça, assim a lavagem será algo rápida e a mão não ficará muito tempo debaixo da água fria”, instrui João. O profissional comenta também que para não encarar uma exposição desnecessária a água fria, o ideal é esfregar toda a louça antes de passá-la na torneira.

Roupa no varal

Outro grande desafio durante os dias frios é secar as roupas que ficam no varal, devido ao tempo úmido e a falta de sol. De acordo com o coordenador técnico da Maria Brasileira, a solução mais prática é utilizar uma secadora elétrica, mas como não é todo mundo que possui o eletrodoméstico, outras medidas podem ser tomadas. “Expor o varal em locais mais arejados, colocar as roupas em cabides para que fiquem bem esticadas e priorizar a lavagem de roupas mais finas, são algumas atitudes que podem ajudar em uma secagem mais rápida”, afirma.

No caso das roupas mais pesadas, João indica lavar uma peça de cada vez e deixá-las bem esticadas no varal. “Não adianta ter pressa, peças como cobertores e edredons podem demorar mais de dois dias para secarem em dias mais frios e chuvosos. Por isso o ideal mesmo é se antecipar e lavar tudo com antecedência”, conta.

Ambientes quentes e aconchegantes

Depois de limpar e lavar toda a roupa, louça e cômodos da casa, vale apostar em alguns itens de decoração que ajudam a manter os ambientes bem quentinhos. “Mantas no sofá, por exemplo, além de dar a sensação de aconchego, colaboram para uma decoração sofisticada”, explica João Pedro. Existem também outros truques, como utilizar tapetes de pelos, pufes de cores escuras, móveis amadeirados e velas aromatizadas.