Guia de Rodas, plataforma a favor da acessibilidade, promove “selo de qualidade” em locais públicos e privados

Em uma sociedade cada vez mais inclusiva e empresas que buscam cada vez mais atender colaboradores, visitantes ou clientes de uma forma diversa, a busca por tornar locais físicos em ambientes acessíveis e que respeitem a lei 10.098, que estabelece que acessibilidade é a possibilidade adequada de espaços configurados para que PNE (Pessoa com Necessidade Especial) possam usufruir de lugares e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes adequados e meios de comunicação, tendo autonomia assim como qualquer outro cidadão, tem chamado a atenção das empresas.

Segundo dados levantados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país. O Guia de Rodas, empresa de tecnologia a favor da acessibilidade, atua justamente para garantir e auxiliar empresas a tornar estes locais acessíveis para estas pessoas. A plataforma foi foi duas vezes premiada pela ONU, e tem como objetivo propiciar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos. Como ação social e ferramenta de utilidade pública, o Guiaderodas tem o maior app dedicado à avaliação e consulta da acessibilidade de lugares pelo mundo.

Como funciona: A “certificação” Guia de Rodas de empresas e empreendimentos reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão, e todo o processo de certificação contempla a avaliação técnica e vivência de pessoas com deficiência no local de trabalho, pesquisa e engajamento dos colaboradores, e treinamento da equipe para uma atitude mais acessível. Algumas empresas que já possuem esse “selo de qualidade” para as pessoas com necessidades especiais são: Mercado Livre, 99 Táxis, Banco Votorantim, Netflix, Vivo, Cenesp e Farol Santander.

O processo de certificação conta com avaliação técnica e vivência de pessoas com deficiência no local de trabalho, pesquisa e engajamento dos colaboradores, e treinamento da equipe para uma atitude mais acessível. A avaliação profissional engloba normas técnicas, testes de funcionalidade dos espaços, treinamentos e campanhas de engajamento através do app, permitindo que todos os frequentadores também participem do processo.