Família em casa: Colaboração é essencial para manter os ambientes organizados

Camesa dá dicas práticas para deixar as tarefas diárias mais fáceis

Com a recomendação de ficarem em casa nos próximos dias, muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre para investir na famosa, e nem sempre tão querida, arrumação e organização dos ambientes. Pensando nisso, a Camesa , marca especialista em desenvolver a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado brasileiro, separou algumas dicas que podem ajudar e tornar esse momento mais fácil. “Com a inserção de pequenos hábitos, colaboração e uma rotina diária, é possível manter a residência sempre limpa e organizada em menos tempo do que se pode imaginar”, incentiva Ruth Shammah, consultora da Camesa.

A seguir, confira as sugestões:

Arrume a cama diariamente. O simples fato de arrumar os lençóis, cobertas e travesseiros já desperta uma sensação de quarto mais organizado. Outra dica é manter as portas dos armários fechadas, principalmente se o guarda-roupa também não está em ordem.

Pia sempre limpa. Evite deixar as louças para serem lavadas depois. O ideal é que sejam limpas imediatamente após as refeições. Dessa forma, além de evitar a aparição de insetos que podem ser atraídos pelas sobras dos alimentos, ajuda a manter a organização do espaço.

“Para não sobrecarregar ninguém durante esse processo, solicite que cada membro da família lave o que utilizou. Na verdade, a ajuda aqui pode começar já no preparo da comida, enquanto um faz o almoço ou jantar, o outro já organiza a limpeza da pia. Assim, todos contribuem e o tempo livre pode ser utilizado para outras atividades”, indica Ruth.

Cozinha impecável. Por ser um ambiente sensível devido a preparação de alimentos, recomenda-se varrer e passar um pano úmido todos os dias. Os eletrodomésticos como micro-ondas e fogão também precisam receber atenção especial.

Otimize o tempo. Vai tomar banho? Aproveite e limpe o banheiro. Água e sabão no box, cloro no vaso sanitário, desinfetante no ralo e assim por diante. No entanto, separe ao menos um dia da semana para dar aquela faxina geral, sem esquecer dos azulejos e teto.

Escove os pets. Grande parte da população possui animais de estimação e, embora sejam fofos, são os responsáveis por deixar rastros pela casa inteira. Uma boa maneira de amenizar esse problema é mantê-los escovados. Isso ajuda pode ajudar a diminuir a quantidade de pelos espalhados, principalmente, em estofados.

Sem bagunça. A sala tende a ser o espaço mais frequentado da casa e, por isso, acaba sendo o mais desorganizado. Nesse cômodo, o ideal é não deixar objetos espalhados. Cada coisa deve ter seu lugar, como o controle remoto, por exemplo. Outra dica importante é manter as almofadas e mantas sempre alinhadas e bem acomodadas no sofá, que deve ser aspirado regularmente.

Não esqueça do quintal. A área externa costuma ser deixada de lado durante os afazeres domésticos, mas assim como os demais ambientes, ela também faz parte da casa e precisa de atenção. Normalmente, detergente neutro e uma boa vassoura dão conta do recado. Em casos mais específicos, vale utilizar uma lavadora de alta pressão.

“Caso a residência possua calhas, é importante dar uma olhada também. Aqui, mais uma vez, pode ser solicitada a ajuda de uma outra pessoa, que pode segurar a escada, por exemplo. Com acessórios apropriados é só retirar folhas secas e sujeiras, que acabam se acumulando com o passar do tempo. Fazer essa limpeza regularmente é importante para evitar entupimentos”, finaliza Ruth Shammah.