Entrevias completa 5 anos com mais de 300 mil atendimentos a usuários e 1 bi em investimentos

A Entrevias Concessionária de Rodovias completa 5 anos de operação nesta quarta-feira (6) com a marca expressiva de 310.821 atendimentos prestados a usuários entre maio de 2017 e maio deste ano, e R$ 1,1 bilhão de investimentos em obras, serviços, inovação e tecnologia. As ações fazem a diferença na experiência e na segurança de usuários que se deslocam pelos 570 quilômetros de rodovias administrados pela empresa ao longo de 30 municípios nas regiões de Marília e Ribeirão Preto.

Entre os atendimentos a usuários, destacam-se, principalmente, os serviços de inspeção de tráfego, socorro mecânico e guinchamento, cujos recursos operacionais são acionados e encaminhados a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), que conta com 27 monitores e 280 câmeras, distribuídas, em média, a cada três quilômetros nas rodovias. Os pedidos de apoio também chegam pelo totem de atendimento nas bases dos SAUs e pela rede Wi-fi Entrevias SOS, lançada em 2020 e disponível nos 570 quilômetros de rodovias, um investimento de R$ 38 milhões em modernização.

De acordo com a proposta econômica da companhia, os investimentos até o momento foram representados, sobretudo, por obras de ampliação das rodovias e serviços. Somente em 2021, considerando os dois trechos sob concessão, foram investidos R$ 322 milhões nas rodovias, principalmente na SP-333, entre Borborema e Florínea, no centro-oeste do Estado. Para os 30 anos de concessão, até 2047, estão previstos R$ 3,9 bilhões em investimentos, conforme o contrato de concessão com o governo do Estado de São Paulo. Desse montante, a estimativa é que sejam alocados R$ 1 bilhão para obras de ampliação, R$ 1,9 bilhão na restauração de rodovias e R$ 615 milhões em equipamentos e sistemas, entre outros investimentos para melhorar a segurança e garantir um atendimento de alta qualidade aos usuários.

Transformando caminhos

A responsabilidade social e o bem-estar das comunidades lindeiras às rodovias administradas pela concessionária  são compromissos também da companhia, que é alinhada às boas práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês) e compliance. Atenta às dificuldades impostas aos municípios pela pandemia do coronavírus, a Entrevias realizou, ainda em abril de 2020, uma doação de R$ 2,5 milhões para dois hospitais de referência e abrangência, sendo R$ 1,5 milhão para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP-USP) e R$ 1 milhão para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA). Duas ambulâncias também foram doadas.

A companhia também desenvolve ações de conscientização para um trânsito mais seguro em diferentes vertentes, com motoristas em geral, pedestres, crianças e donos de animais de grande porte que vivem às margens das rodovias.

As obras de duplicação e manutenção das rodovias possibilitaram a geração de cerca de 60 mil oportunidades de trabalho a terceiros, de julho de 2017 a maio de 2022, considerando os dois trechos da concessão. Atualmente, a empresa tem 700 colaboradores efetivos.

Repasse de ISS

Prefeituras de 29 municípios cortados pelas rodovias sob operação da Entrevias receberam um total de R$ 87,1 milhões de ISS (Imposto Sobre Serviços), do início da operação dos pedágios, em 2018, até março de 2022. Deste montante, o trecho Sul da concessão recebeu cerca de R$ 29.522 milhões e o trecho norte cerca de R$ 57.597 milhões. O valor é referente ao recolhimento de tarifa paga pelos usuários nas oito praças de pedágio administradas pela empresa, de acordo com alíquota estabelecida para cada uma e com base na extensão da rodovia em cada cidade.

Obras região de Marília

A Entrevias vai duplicar 211 kms da rodovia SP-333, que corta diversos municípios da região de Marília.  Em 2018, a concessionária duplicou 8,6 quilômetros da rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), um trecho urbano e de tráfego intenso em Marília. Em novembro de 2021, foram mais 19 quilômetros duplicados entre Júlio Mesquita e Marília, do km 295 ao 314, que incluíram a construção de dois dispositivos nos quilômetros 299 e 309 e de nove passagens de fauna, um investimento de R$ 79,4 milhões.

A SP-333 está com obras de duplicação em andamento em dois segmentos diferentes, entre Marília e Echaporã, no trecho dos kms 337 e 385, e entre Echaporã e Assis, do km 385 ao 400, totalizando 64 quilômetros de intervenção.

Neste mês, a companhia inicia a mobilização e montagem do canteiro de obras para a duplicação de novo trecho da SP-333 Rodovia Miguel Jubran, em Florínea. Seis quilômetros serão duplicados entre o km 444+450 e 450+999, uma continuidade ao cronograma de investimentos em segurança, modernização e infraestrutura viária da SP-333. O investimento previsto é de R$ 33.201.775,28.

Além das obras de duplicação, a Entrevias implantou três passarelas de pedestres na SP-333 Dona Leonor Mendes de Barros, também em Marília. Um investimento de R$ 4,7 milhões.

Obras região de Ribeirão Preto

A Entrevias construiu quatro marginais paralelas à Rodovia Atílio Balbo (SP-322), sendo três em Sertãozinho e uma delas no Anel Viário Sul de Ribeirão Preto. Em dezembro de 2020, concluiu a implantação das marginais na área industrial de Sertãozinho e, em fevereiro de 2021, entregou a marginal no Anel Viário Sul, que faz a ligação entre o trevo da Avenida Braz Olaia Acosta com a Adelmo Perdizza.

As obras ajudaram a separar o tráfego viário local do tráfego rodoviário de longa distância, que têm velocidades e características diferentes e impactam diretamente nas condições do trânsito da via expressa.