Dicas de Educação Financeira para crianças da Bia Moraes – educadora-financeira da Ativa Investimentos

12610979 – little boy in black hat and tie at the table counts money, isolated on white

Preocupação com o futuro: Um dos pilares da educação financeira é poupar pensando no futuro. Mas mesmo já adultos, muitos ignoram como é importante pensar no futuro agindo no presente poupando e investindo, e acabam endividados ou sem conquistar nada do que desejam por falta de dinheiro. Então despertar essa noção logo cedo, impede que a criança cresça sem a responsabilidade de poupar pensando no dia de amanhã e nos seus sonhos. Para estimular essa noção, é indicado que a criança possa lidar com dinheiro, que pode chegar até ela como forma de mesada ou até remuneração por algumas atividades.

É necessário ter paciência: Somos serem muito imediatistas, e quando tratamos de crianças isso se intensifica. Então é importante que desde cedo tenhamos noção de que dinheiro não cai do céu do dia pra noite e que é necessário estipular metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e ter um plano pra alcançar tudo que desejamos. Por isso, indico que seja ensinado a criança que tudo que ela deseja pode ser conquistado, desde que ela se planeje financeiramente para aquilo e cumpra.

Ganhar mais e multiplicar o que tem: Ganhar mais e investir são 2 dos 3 pilares de educação financeira. Então incentivar o empreendedorismo, os investimentos e as ideias para multiplicação do dinheiro são de certa forma estimular que a criança se desenvolva com noções de educação financeira. Indico que desde cedo as crianças lidem com dinheiro, mas que este chegue até elas por esforço das mesmas, ou através de mesadas coerentes. Então como sugestão dou a remuneração por atividades que exercem em casa ou até mesmo o incentivo a venda de produtos ou serviços, na escola, condomínio, e outros ambientes controlados.

E sobre o presente para o Dia das Crianças? Dá pra economizar? A Bia tem mais duas dicas:

Não compre presente na véspera da data comemorativa: Por causa da lei de oferta e demanda, na véspera do dia das crianças, mais pessoas buscam por presentes, como brinquedos e roupas infantis, o que faz a busca/demanda crescer e o preço aumentar. É bem comum que isso aconteça, não só em Dia das Crianças, mas sim em todas as datas comemorativas. Como é possível prever que a demanda vai aumentar devido a data, as lojas aumentam seus preços para aproveitar e lucrar. Então o maior cuidado deve estar na hora de pagar por um presente que pode estar mais caro. Para saber disso, é preciso se planejar meses antes e ficar de olho nos preços e em possível promoções que possam ser aproveitadas.

Dá para economizar no presente: Uma possibilidade de economizar nesse momento é presentear a criança com uma experiência e não com produtos. Um exemplo de experiência seria um dia totalmente dedicado a ela com atividades que a deixem feliz, como cozinhar em família, brincar na rua, ir ao cinema, produzir o próprio presente de forma artesanal, entre outras atividades.