De objeto inspirado nas armaduras de soldados da antiguidade a acessório fashion: conheça a história por trás dos óculos de grau

Ao longo dos anos, eles sofreram diversas alterações tecnológicas e funcionais e hoje são parte fundamental na composição do estilo de cada pessoa

A palavra óculos surgiu na antiguidade derivada de ocularium, termo em latim utilizado para se referir às aberturas feitas na parte superior das armaduras dos soldados para que eles pudessem enxergar. É possível encontrar referências aos óculos nas citações de Confúcio (pensador e filósofo chinês) cerca de 500 anos A.C. Com o passar dos anos, os óculos passaram a ser utilizados para identificar pessoas da elite das cidades ou indivíduos com algum tipo de transtorno mental. Feitos com lentes de superfície plana, eram usados como instrumento de segregação social.

Ao longo dos séculos, os dispositivos começaram a ser aplicados para corrigir problemas na visão. As pedras semi preciosas, como os cristais de rocha, eram polidas e transformadas em finas camadas que funcionavam como lentes de aumento. Este foi o ponto inicial do processo de evolução dos óculos que conhecemos hoje.

As lentes fizeram sucesso entre os europeus, o que incentivou os estudos e experimentos para melhorar o dispositivo. Na Alemanha, em 1270, houve um grande marco para evolução dos modelos com a criação de um par de óculos unido por rebites e feito com aros de ferro. O modelo ainda não possuía hastes e parecia um compasso.

Os modelos modernos nasceram no século XV, já com estruturas mais leves e confortáveis. Os primeiros exemplares dessa nova era foram os Pince-nez, sem hastes e apenas com ajustes no nariz. Um pouco depois, surgiram os Lornhons, com uma pequena haste lateral e um formato mais próximo ao modelo convencional que conhecemos nos dias de hoje. Na época, eram utilizados por estudiosos, monges e importantes personalidades do clero.

Hoje em dia, graças à tecnologia e ao desenvolvimento de materiais leves e práticos, existem milhares de modelos com diversas cores, materiais e formatos possíveis. Os óculos se tornaram peças fundamentais na composição de um look. Paula Gusmão, CEO da Lema21, marca de óculos para todos os gostos e bolsos, afirma que atualmente eles não são apenas funcionais, mas parte fundamental na composição do estilo de cada pessoa. Confira abaixo uma seleção de óculos funcionais e modernos: