COMUNICADO IMPORTANTE – Sistema Drive-thru é mantido no comércio de Ribeirão Preto

O sistema de Drive-thru (que é quando o consumidor retira a mercadoria sem descer do veículo) continua permitido no comércio varejista e nos shoppings de Ribeirão Preto. A articulação foi realizada pelo SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e pela CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, por meio de intenso diálogo firmado nas últimas 48 horas com o Ministério Público, representantes da sociedade civil organizada, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Polícia Militar.

O prefeito Duarte Nogueira chegou a declarar à imprensa, ao longo da semana, que considerava a possibilidade de proibir o Drive-thru, o que foi dito por ele nas ocasiões em que foi questionado sobre o pedido de lockdown imediato feito pelo Conselho Municipal de Saúde. Tal medida foi negada.

SINCOVARP e CDL foram os únicos representantes do setor produtivo a participar, até o final, da reunião por videoconferência, convocada pelo Ministério Público, que deliberou sobre 17 medidas sugeridas e acolhidas pelo prefeito Duarte Nogueira, na tarde desta sexta (3/7).

“Com argumentos bem fundamentados conseguimos mostrar a todos que o sistema Drive-thru funciona, não aglomera pessoas e se transformou em uma importante modalidade de comércio, principalmente, para as lojas não essenciais que, por conta da fase vermelha, não podem atender o público de forma presencial”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, entidades que desenvolveram, meses atrás, uma cartilha eletrônica pioneira com o passo a passo de como montar um Drive-thru conforme o Decreto Municipal no 106/2020, o mesmo que o regulamentou. O material está disponível para download gratuito nos sites www.sincovarp.com.br e www.cdlribeiraopreto.com.br.

Importante destacar que o Drive-thru da Esplanada do Theatro Pedro II, montado e administrado pelo SINCOVARP e pela CDL RP, está à disposição dos lojistas da região central e dos consumidores. O serviço é gratuito.

Outros três possíveis pontos da região central já estão pré-autorizados para uma eventual expansão do Drive-thru no centro, se for necessário. As entidades também já deixaram mapeados, há quase dois meses com auxílio da Transerp, pontos para instalação do sistema nos demais corredores comerciais da cidade. “Nossa proposta é a utilização de vagas de estacionamento em praças e escolas públicas, próximas aos corredores comerciais, com operações de Drive-thru compartilhadas”, reafirma.

Sobre TakeOut (que é quando a pessoa retira ou compra alguma mercadoria presencialmente na porta da loja), o prefeito acolheu o argumento dos representantes do setor de saúde que cobraram mais fiscalização e punição aos lojistas e consumidores. Essa modalidade é proibida desde o começo da quarentena, em 23/3, e, agora, entrou de forma mais rigorosa no radar da Fiscalização Geral, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O Take out só é permitido para o setor de alimentação pronta. A modalidade Delivery também continua permitida.