O EB2 é um visto estadunidense que fornece o Green Card para profissionais com habilidades especiais ou excepcionais. Particularmente, não gosto muito do termo excepcional porque pode ser entendido de forma errônea, então vamos entender nesse caso, como um profissional acima da média que se destaca dentro da sua área.
Via de regra, esse é um visto baseado numa oferta de emprego e tem como princípio a qualificação do profissional em questão. O EB2 tem como principal prioridade a análise curricular, porque o pretendente ao visto necessita demonstrar perícia, técnica e conhecimento na sua área de atuação. Além disso, exige um reconhecimento aprofundado e é por isso que eu sempre aconselho, para estes casos, a buscar histórico de empregos, cargos, e demais atividades exercidas que possam ajudar. Também ressalto a importância de cartas de recomendação de amigos e empresas que já tenha trabalhado.
Sobre os requisitos, a base é ter um nível superior e algo a mais que complemente a vida acadêmica, como mestrado, MBA ou semelhantes. O profissional que tem fortes chances para aplicar um visto EB2 precisa demonstrar tempo de atividade, expertise no que faz e afinidade com o assunto em que ele tem especialidade.
Na minha visão, também é importante demonstrar materiais escritos como artigos e afins. Eu gosto muito de escrever e quem acompanha meus trabalhos e vídeos no canal da Loyalty Miami sabe que eu sempre falo sobre isso e que somente esse ano eu produzi e publiquei em torno de 200 artigos, dos quais 28 foram divulgados em cinco países e em três idiomas diferentes. Eu gosto muito de ler, pesquisar e escrever. Reforço a importância desta dedicação também para outros profissionais agregar valor ainda mais especial ao currículo, além de demonstrar uma constante preocupação em seguir as últimas tendências da área em que atua.
É importante também realizar um processo de certificação de trabalho. Tenha uma documentação que comprove todas suas capacidades, conhecimentos e envolvimento com sua área de atuação porque os aprovadores querem conhecer a fundo qual é a perícia do aplicante.
Outra questão é ter uma biografia detalhada contendo todo o histórico profissional citando onde iniciou a carreira, passando por todos os trabalhos feitos. É preciso informar também o local que estudou e a experiência adquirida. Fora tudo isso, escreva uma carta de intenção, explicando as razões por escolher esse visto, querer e tentar essa vaga, mudar de país e se direcionar nessa linha de pesquisa. Além disso, é nesse documento que a pessoa pode demonstrar seus objetivos, motivações e como pretende somar com a sociedade dentro do Estados Unidos, o que tem um peso muito grande.
As vezes ouço muitos mitos sobre o EB2, e a verdade é que ele não é inatingível, nem tampouco um visto fácil, mas se trata de algo criterioso que exige uma experiência muito grande, tanto do profissional que está solicitando quanto do advogado ou assessor que está auxiliando em todo o andamento desse processo.
*Por Daniel Toledo