As festas de final de ano podem ser uma oportunidade para sabotar a dieta; nutricionista do app de Saúde Personal Virtual dá dicas de como equilibrar as escolhas saudáveis nesse momento
Crédito: canva
O final de ano é tempo de muita confraternização, e para diversas pessoas, as reuniões entre amigos e familiares são marcadas pela fartura e pela grande variedade de pratos típicos da época, nem sempre muito saudáveis.
Neste período, com tantos encontros fora da rotina e em um curto espaço de tempo, é difícil resistir às tentações e manter uma dieta equilibrada, mas é preciso redobrar os cuidados aos comes e bebes para evitar o exagero e as consequências na balança e na saúde de uma forma geral.
Jaqueline Albino dos Santos, nutricionista do app de Saúde integrada Personal Virtual, afirma que embora pareça impossível, é viável aproveitar esses momentos sem retroceder os resultados ou desregular o organismo, afinal, comer o que gosta faz parte de uma vida equilibrada. Confira as dicas:
Opte por alimentos mais leves durante o dia
Para balancear melhor a quantidade de calorias a serem consumidas no dia, uma ótima dica é escolher alimentos mais leves nas refeições anteriores à principal. Não é porque você vai sair da dieta à noite, por exemplo, que precisa “chutar o balde” durante o dia todo.
A nutricionista também reforça a importância de fazer pequenas refeições durante o dia para estar bem alimentado e não exagerar. ”Mantendo esse cuidado, você garante que o seu metabolismo irá continuar funcionando corretamente e ficará mais saciado, não sentindo a necessidade de consumir uma grande quantidade de comida durante a refeição.” explica a profissional.
Atenção às quantidades
Por mais que seja comum a ideia de pegar um pouquinho de cada prato, se existir uma variedade muito grande de alimentos, essa prática pode resultar em uma porção exagerada, e sem que você perceba, ir além do ideal. Jaqueline aconselha que para não se privar das delícias das festas, é interessante definir prioridades, ou seja, selecionar apenas aqueles pratos que você realmente gosta.
“Uma dica é pegar um prato e colocar o que você vai comer e não ficar ‘beliscando’, para, assim, não perder a noção do quanto está comendo”.
Beba bastante água
Independente do momento, o consumo de água é fundamental para o corpo humano. Ela ajuda a desinchar o organismo e auxilia no processo de digestão, que acaba sendo mais complexo por conta alimentos ricos em carboidratos e açúcares, que são populares nas mesas das confraternizações.
Cuidado com álcool
Caso ocorra o consumo de álcool, Jaqueline destaca que é preciso se atentar ao índice calórico dos drinks (cada grama de álcool contém aproximadamente 7kcal), e se possível, ingerir somente quando estiver de estômago cheio para que a velocidade de absorção da bebida seja menor.
“Outra forma de diminuir os efeitos do álcool, é intercalar o consumo com bebidas como sucos naturais e água, que reidratarão o corpo”, afirma ela.
Realize substituições inteligentes
Na hora da comemoração, as boas escolhas não devem ser deixadas de lado, substituições simples podem fazer a diferença no final. ”O refrigerante, por exemplo, não oferece nenhum benefício à saúde, é preferível o consumo de sucos naturais e de água. Na hora da sobremesa, coma uma pequena quantidade do seu doce favorito e deguste principalmente das frutas que são tão características desta época” esclarece a nutricionista.
Com moderação e algumas mudanças, é totalmente possível aproveitar os momentos mágicos do final de ano sem abrir mão da dieta. Caso você exagere na comilança, não tente compensar ficando sem comer. Retorne a sua rotina de treinos e cuidados com a alim