5 hábitos diários para manter a higienização do banheiro e deixar o cômodo livre de vírus e bactérias

O cômodo é propício para o surgimento e acúmulo de bactérias, por isso, a higienização diária é essencial. Para facilitar esse processo, a Ideia Glass, marca especialista em box de banho, lista 5 hábitos de limpeza importantes no dia a dia. Confira!

Cuidados com a higienização do cômodo precisam ser constantes. Manter a pia e a área de banho sempre limpas, utilizar cloro na limpeza do vaso sanitário e retirar o lixo todos os dias são atitudes que podem ajudar no combate aos vírus e bactérias que costumam circular no banheiro.

Não sabe por onde começar? A Ideia Glass lista 5 hábitos para manter diariamente a higienização do banheiro. Dá uma olhada!

LIMPAR O BOX DE BANHO

O box de banho precisa ser limpo sempre que possível, pois é uma peça que acumula excesso de sujeiras após ser utilizado, já que é frequentemente exposto a gorduras e resquícios de produtos de higiene.

Para uma limpeza mais pesada, que deve acontecer uma vez na semana, é indicado o uso de produtos específicos, como sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros e panos que não soltam fiapos. Não tem muito segredo na hora de limpar o box, produtos simples, que normalmente se tem em casa, são suficientes para manter a peça em bom estado.

Outra questão importante é sempre tomar cuidado com os produtos químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro. Água sanitária e cloro, por exemplo, podem estragar o vidro, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza.

LIMPAR A PIA DO BANHEIRO

Lugar de escovar os dentes, fazer a barba, pentear o cabelo, a pia do banheiro acumula muitas bactérias ao longo do dia. O ideal é que o último a utilizar a pia, a limpe de maneira geral. Cuba, torneira e base.

Essa limpeza pode ser feita com sabão e esponja ou, para facilitar, utilizar panos umedecidos com álcool em todo o local. Vale ressaltar que não é necessário enxugar a superfície. Para evitar o uso de panos, que nem sempre estarão limpos, o ideal é deixar as superfícies secarem de maneira natural.

RETIRADA DO LIXO

Não é preciso dizer que o lixo de banheiro é um local bastante anti-higiênico, não é mesmo? Por isso, é indispensável retirar dos resíduos depositados nele, todos os dias. Mesmo que não seja dia de coleta, é importante retirar o saco de lixo, colocá-lo em um saco maior, e deixá-lo armazenado em um local mais arejado até o dia de levá-lo para a lixeira.

Também é indicado lavar o cesto de lixo com água e sabão, ao menos uma vez na semana.

LIMPEZA DO VASO SANITÁRIO

Em épocas comuns é aconselhado limpar o vaso sanitário todos os dias, isso porque a peça é o local ideal para proliferação de sujeiras e bactérias e, por isso, precisa de uma atenção especial.

Uma limpeza a base de água de lavadeira e desinfetante é o ideal. Basta jogar um pouco de água de lavadeira no vaso e esfregar com uma escova própria para este fim. Logo em seguida jogar um pouco de desinfetante e deixar lá até ser necessário dar a descarga. Isso vai fazer com que, além de limpo, fique um cheiro agradável no local.

LIMPEZA DA ÁREA DE BANHO

Com a área de banho, os cuidados diários com a higienização não são diferentes. Após tomar banho, é importante sempre secar o local, tanto o chão, quanto as paredes de dentro do espaço.

O chão costuma ficar cheio de restos de produtos e gorduras do corpo, por isso, antes de desligar o chuveiro, o ideal é fazer uma limpeza rápida em todo o local e depois secar a área com a ajuda de um rodo e um pano