Especialistas da Ótica Gassi explicam tudo sobre a condição visual
A presbiopia é uma condição visual associada ao envelhecimento, em que o olho tem capacidade progressivamente diminuída para focar em objetos próximos. A palavra presbiopia tem origem grega que significa “homem velho” e “olho”.
É um consenso geral que a condição está associada ao envelhecimento, no entanto, há décadas atrás era diagnosticada em uma população acima dos 40 anos de idade.
Nos últimos anos a presença da presbiopia se tornou mais frequente a partir dos 38 anos.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto da Visão Assad Rayes, 15 mil prontuários da década de 90 foram analisados e a presença da presbiopia estava presente em sua maioria, em mais pacientes na faixa dos 40 anos.
Ainda de acordo com a pesquisa, os prontuários de anos mais recentes indicam que essa faixa está se reduzindo cada vez mais. Somente nos últimos 5 anos, o diagnóstico da presbiopia cresceu 300% em pacientes a partir dos 38 aos 42 anos. Alguns estudos recentes tentam comprovar que essa redução pode ser justificada pelo aumento de telas e aparelhos eletrônicos, que podem acelerar o envelhecimento da visão.
Os especialistas da Ótica Gassi reforçam que presbiopia e hipermetropia são condições diferentes.
Pacientes que apresentarem fadiga ocular, dificuldade de enxergar objetos em baixa luminosidade e manchas na visão de perto e visão turva momentaneamente quando existe transição entre as visões de perto e de longe devem buscar um oftalmologista para o diagnóstico.
O tratamento é realizado da mesma maneira que as outras condições visuais, por meio de óculos, lentes de contato e cirurgia de correção.