Três terapias naturais para dores crônicas

Tratamentos podem amenizar e agir diretamente na causa da dor crônica seja ela física ou emocional

Para quem sofre com dores crônicas a busca de novas fontes de alívio é constante. Por isso integrar terapias naturais ao tratamento convencional pode ser uma atitude saudável. Acupuntura, massagens e meditação podem ajudar tanto nas causas físicas quanto emocionais.

“Um tratamento completo e integrado com a medicina ocidental pode fazer a diferença para devolver a qualidade de vida de quem sofre de dor crônica”, explica o naturopata Daniel Alan Costa, especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein.

Acupuntura

A acupuntura tem se mostrado muito eficaz no tratamento de dores crônicas, como enxaqueca, artrite, dores musculares, entre outras. Baseada no conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa, a técnica com agulhas, sementes e moxabustão consiste em mandar estímulos para o cérebro causando alívio e analgesia e corrigindo o fluxo de energia no corpo.

Massagem

A massagem para dores musculares e tensões é muito recomendada. Com os mais diversos tipos de massagens é possível aumentar o fluxo de sangue e desencadear a liberação de serotonina natural, que proporciona a sensação de bem-estar. “Com isso é possível obter benefícios físicos e emocionais também, podendo até melhorar a qualidade do sono”, afirma Daniel.

Meditação

Com a meditação o corpo e a mente se reequilibram e reaprendem a trabalhar em conjunto. Tratam-se de técnicas contemplativas e de relaxamento que aliviam a dor, ansiedade, estresse e insônia. “Dessa forma é possível mudar a resposta do corpo à dor, assim como trabalhar para reduzir as causas emocionais e a ansiedade sobre a dor”, diz o naturopata.

“É muito importante que a pessoa busque ferramentas para este transtorno que atrapalha a vida e com certeza uma destas ferramentas irá ajudar”, finaliza Daniel.