Terapia integrativa pode ajudar no tratamento da ansiedade

 A ansiedade se tornou comum no mundo todo. Procurando uma forma de lidar com esse problema, o Centro Nacional para a Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH), do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos publicou estudos que comprovam a eficácia da acupuntura no tratamento da ansiedade. Foram feitos 32 experimentos, onde os cientistas encontraram resultados positivos, especialmente para esse transtorno.

Segundo Patrícia Adachi, especialista em saúde integrativas para mulheres, um dos principais benefícios dessa prática é combater inflamações diversas. “A ansiedade pode desencadear esses processos em regiões do cérebro. Como acupuntura tem a capacidade de controlar isso, também auxilia nesse sentido”, explica.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, trata-se de uma técnica que cria estímulos a partir de pontos específicos do corpo com o uso de agulhas de aço cirúrgico, por meio da eletroestimulação, e também da aplicação de estímulos com lasers.

“A acupuntura age sobre os canais por onde circula o Qi, que em nossa língua tem significado aproximado a energia. Então, impacta em todos os processos que necessitam dela para ocorrer, como as funções orgânicas de forma geral. Esse chi percorre por canais, relacionados a cada um dos órgãos, sendo acessados por meio de pontos, chamados de acupontos. Cada ponto desses tem funções específicas”, explica Patrícia.

A especialista relata que atualmente, entende-se que acupuntura tem importante atuação no sistema nervoso central e como o mesmo gera uma resposta para os tecidos. “Nesse sistema existem áreas e entre essas estão os córtex cerebrais. As pesquisas recentes mostram que os estímulos dos acupontos agem em áreas específicas do córtex, que levam uma reposta para o resto do corpo”.

Ainda segundo ela, existem vários tipos e causas de ansiedade. Dependendo da necessidade, são utilizadas combinações de pontos diferentes. “Uma vez estimulados vão gerar a centralização e acalmar o Shen. Ou seja, vai acalmar a mente e os pensamentos. Isso ocorre porque a prática traz também a sensação de relaxamento muscular, diminuindo a tensão. Também pode melhorar o sono, fazendo com que o paciente tenha a possibilidade de acordar com corpo e mente descansados”, finaliza Patrícia.