Sete dicas para driblar o ganho de peso durante a pandemia

Endocrinologista afirma que estresse pode influenciar comportamento alimentar

4 de março é o Dia Mundial da Obesidade

Para quem sofre com excesso de peso e obesidade, o estresse causado pela pandemia também pode influenciar o comportamento alimentar. “Várias pessoas têm apresentado mais vontade de comer doces e alimentos gordurosos durante este período da pandemia, que as obrigou a ficarem mais confinadas. E elas estão ganhando peso por causa disso. Não tem como mudarmos esse cenário de estresse coletivo, mas podemos seguir algumas dicas para driblar o ganho de peso, já que a obesidade é um fator de risco grave para a covid-19”, conta a Dra. Cintia Cercato, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Veja as sete dicas indicadas pela endocrinologista:

Não descuidar dos horários da refeição – É importante manter uma disciplina e respeitar todos os dias os horários de comer.

Não comer na frente do computador ou da televisão – Isso também serve para celular. O ato de comer deve estar isolado de outras atividades.

Ter um local para fazer essas refeições – Procurar sentar-se à mesa em vez de comer no sofá, por exemplo.

Evitar ao máximo comprar alimentos muito calóricos, ricos em açúcar e gordura – Se não tem em casa é mais fácil de evitá-los.

Melhore o grau de atividade física – Mexa-se!

Tente não ficar tantas horas sentado – só o fato de caminhar um pouco, mesmo que seja dentro de casa depois de ficar uma hora sentado, já reduz o risco de ganho de peso.

Tente combater o estresse através de uma respiração adequada  – pare, respire e busque ajuda em aplicativos de smartphone  para meditar e reduzir ao máximo os níveis de estresse.