Saiba como tratar o mau odor no cabelo da criançada de forma natural

Renata Souza, sócia-fundadora do Spa Deia e Renata, explica como evitar o cheirinho indesejável que aparece no couro cabeludo e fios de crianças e adultos

O couro cabeludo é o principal aliado para um cabelo saudável e nutrido. É por meio dele que ocorre a absorção de nutrientes e vitaminas que deixam os fios macios e brilhantes. Porém, quando não cuidado de forma adequada, ele se torna um grande vilão da saúde capilar de adultos, adolescentes e até crianças.

Para ajudar mamães e papais nessa tarefa, a hair-specialist Renata Souza, dá dicas de como combater o mau cheiro no couro cabeludo dos pequenos. “Sempre recebo mães no salão que reclamam sobre o ´cheirinho´ da cabeça dos seus pequenos. Então, vi a necessidade de passar dicas caseiras de como elas podem cuidar desse incômodo em casa com ingredientes naturais, que não agridem o couro cabeludo e os cabelinhos da criançada”, comenta a especialista à frente da unidade paulistana do Spa Deia e Renata, salão especializado em tratamentos capilares com ingredientes naturais.

Apesar de a maioria acreditar que o odor é causado pela má higienização do couro cabeludo, fatores como o suor e a produção excessiva de sebo ou óleo podem ser determinantes para aparecimento dele. “Isso acontece por conta das células da pele, que morrem e se acumulam nas glândulas do couro cabeludo junto à sujeira de resíduos como os de shampoos, condicionadores, finalizadores e de fatores externos como a poluição”, completa Renata sobre o problema que afeta não só crianças, mas homens e mulheres de todas as idades.

Para tratar da questão no salão, opte por um tratamento que elimine o acúmulo de resíduos do couro cabeludo, fazendo com que as glândulas sebáceas respirem e diminua a produção de sebo. “No Spa Deia e Renata orientamos que as clientes realizem uma vez por mês uma desintoxicação,que garante a eliminação de tudo o que se acumula na região e não sai em lavagens habituais”, acrescenta Renata Souza. Em casa, a dica é fazer uma limpeza com uma solução de vinagre e água. “A receita é simples: basta misturar em um pote uma quantidade razoável de vinagre com água morna e aplicar a solução com um algodão nos fios úmidos. Massageie o couro cabeludo, deixe agir por alguns minutos e, na sequência, lave normalmente”. Além de ser antioxidante, antifúngico e adstringente, a solução é uma ótima opção para ajudar a prevenir um problema muito comum na infância: os piolhos.