Possível Gravidez Gretchen

A Dra. Carolina Haddad, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e diretora de patrocínio da AMCR, preparou um comentário sobre a possível gravidez da Gretchen.

Uma mulher pode engravidar em qualquer idade, com ajuda médica, mesmo que seus ovários não funcionem mais, desde que seu útero esteja saudável, segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM). Então mesmo mulheres na menopausa são capazes de engravidar e ter filhos, com óvulos ou embriões doados.

No mundo de hoje é possível ver novos modelos de família, como mulheres pensando em gerar depois dos 40 anos de idade, e até mesmo na faixa dos 50 e 60 anos de idade. Diversos são os motivos como investimento na carreira, constituição mais tardia de uma família; ou mesmo o desejo de ser uma barriga solidária ( maternidade de substituição), quando uma mulher aceita gerar o filho de outro casal. Os motivos de maternidade de substituição são diversos, e há vários relatos de mães gerando para suas filhas com problemas no útero, ou filhos homoafetivos que necessitam de uma barriga solidária.

A gravidez com idade materna avançada, principalmente após os 50 anos de idade, está associada a maior incidência de cesárea, diabetes gestacional, doença hipertensiva da gestação, pré eclampsia e parto prematuro. A alterações no corpo da mulher decorrentes da gravidez aumentam o risco de trombose e problemas cardíacos, que podem ser mais graves nas mulheres acima dos 60 anos de idade. E se há problemas de saúde anteriores à gravidez, estas adaptações do corpo decorrentes da gravidez também podem ser prejudicadas. O fator mais importante para uma gestação mais próximas dos padrões da normalidade é a saúde da mulher que irá gerar, e não apenas sua idade.

Portanto, o que determina se uma mulher na menopausa pode engravidar são suas condições de saúde física e mental, lembrando mais uma vez a importância de um acompanhamento médico antes da gravidez, e pré-natal considerado de alto risco, devido maiores riscos associados a esta gestação