Otoplastia: Dermatologista explica como intervenção pode ajudar na autoestima das pessoas

A otoplastia é uma técnica cirúrgica muito difundida entre os famosos. Trata-se de um método de intervenção na aparência nas orelhas que pode modificar tanto o tamanho quanto a abertura das orelhas.

Segundo a dermatologista Sílvia Quaggio, atualmente é uma técnica que vem se tornando mais acessível também para pessoas comuns, que geralmente buscam o procedimento com fins estéticos. Um caso muito comum é reduzir a abertura das orelhas em relação à cabeça, que acaba sendo conhecida como ‘’orelhas de abano’’. Se o paciente não apresentar um excesso na cartilagem, poderemos realizar a Otoplastia fechada. Nessa técnica realizamos a cirurgia sob anestesia local, com pontos cirúrgicos em Mustarde( pontos mais consagrados na Otoplastia) sem grandes cortes, com rápida recuperação, realizados no próprio consultório.

Essa  técnica cirúrgica é realizada há mais de 20 anos, com resultados definitivos e com um pós operatório mais tranquilo,  explica a dermatologista.

Após o procedimento, os pacientes precisam seguir alguns cuidados, como: repouso, evitar atividades físicas de grande impacto,  deitar em decúbito dorsal nos 3 primeiros dias,  tomar as medicamentos prescritas e utilizar a faixa de contenção apenas à noite. A faixa de contenção apenas à noite é uma grande vantagem, pois os pacientes poderão voltar para  as suas atividades sem ter que demostrar a aparência de um pós operatório.

Sílvia explica que além da redução das “orelhas de abano”, existem outras condições que motivam a realização da otoplastia. A redução das orelhas muito grandes e desproporcionais ao rosto (macrotia) e a redução estética dos lóbulos.

“O importante é o paciente se sentir bem e sair feliz com o resultado. Esse procedimento cirúrgico é minimamente invasivo e pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem com esse desconforto”, finaliza a dermatologista.