Não existe indicação para check-up hormonal

Endocrinologista explica quando existe a necessidade de dosar hormônios

“O check-up comum é muito importante para fazermos diagnóstico de doenças que não dão sintomas, como por exemplo, o aumento da glicemia ou a alteração de colesterol. No entanto, não existe indicação de um check-up hormonal”, alerta a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Ela explica ainda que, geralmente, quando existe alguma alteração hormonal o indivíduo apresentará algum sintoma ou aparecerão sinais no corpo indicando que os hormônios estão alterados, tanto na falta como no excesso.

“Por exemplo, quando existe alguma alteração na tireoide, a pessoa vai ter um cansaço exagerado, pode ter queda de cabelo, as unhas vão ficar mais fracas, o ritmo do intestino pode alterar, então, é importante perceber esses sintomas”. Nesses casos, aí sim o médico vai avaliar a real necessidade de solicitar uma dosagem hormonal específica, rastreando uma determinada doença, e os exames é que vão confirmar a alteração ou não do hormônio em questão.

Então fica o alerta: não adianta fazer check-up hormonal se não há nenhuma alteração física. “É pelos sinais e sintomas que se deve levar a queixa ao endocrinologista, profissional da Saúde especialista em hormônios”, finaliza Dra. Carolina.