Método de emagrecimento substitui cirurgia bariátrica e garante manutenção do peso

Sistema Pronokal utiliza proteínas de alto valor biológico, propiciando aceleração do gasto metabólico, o que garante estabilização do peso a longo prazo.

A obesidade como problema de saúde pública está se espalhando pelo mundo, e hoje, pelo menos uma em cada 10 pessoas são obesas, de acordo com pesquisa do New England Journal of Medicine. As projeções também não são animadoras: segundo a World Obesity Federation, até 2025, cerca de um terço da população mundial será obesa, ou seja, 2,7 bilhões de pessoas.

No Brasil o número de cirurgias bariátricas cresceu 163% de 2008 a 2016. A recomendação do Conselho Federal de Medicina para a cirurgia é para quem tem Índice de Massa Corporal (IMC) elevado e sofre com diabetes tipo 2, além de não responder aos tratamentos tradicionais. Atualmente o Brasil é o segundo país com mais cirurgias bariátricas no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

O método Pronokal, centrado no aumento do consumo de proteínas e redução do ingestão de carboidratos, propicia a perda de peso mesmo para pessoas que estão com seu IMC muito acima do recomendado. Isso porque utiliza alimentos que tem em sua composição proteínas de alto valor biológico, o que induz à perda da gordura, e não da massa muscular.

“Manter o gasto metabólico acelerado é fundamental para conseguir a manutenção do peso perdido a longo prazo”, diz a endocrinologista Adriana Moretti, que já atendeu pacientes que possuíam recomendação para cirurgia bariátrica e conseguiram atingir sua meta de perda de peso após aderirem ao método PronoKal. “Na cirurgia bariátrica, dependendo da técnica, a perda de peso chega a ser 70% de gordura e 30% de massa magra, o que faz com que o metabolismo do paciente fique mais lento e, com isso, aumente a chance de reganho de peso depois. Já com o método PronoKal a perda muscular é mínima, cerca de 5%, e isso faz com que o paciente mantenha seu gasto metabólico diário”, atesta.

Segundo a especialista, ela atendeu uma paciente que, após tentar diversas dietas por muitos anos, e já possuir intenção de realizar cirurgia bariátrica, decidiu tentar o método. “O resultado foi excelente: perda de 28 kg e mudança radical na qualidade de vida, com aquisição de novos hábitos mais saudáveis”, diz. Segundo Adriana, a paciente que antes era sedentária passou a praticar atividades físicas cinco vezes por semana, com ganho de massa muscular e melhora nos hábitos alimentares e na auto-estima.

O método disponibiliza um sistema multidisciplinar para que o paciente atinja seus objetivos, o que inclui o atendimento com profissionais de nutrição, educação física e até coach emocional. E para facilitar o atendimento aos pacientes, a PronoKal dispõe de um Centro Presencial localizado no Jardim Paulista em São Paulo onde o paciente recebe a orientação que precisa para que se sinta seguro na utilização do método em seu dia a dia.