Abril é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e combate as diversas causas de cegueira. Simbolizada pelo laço na cor marrom, seu objetivo é conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis se as principais doenças oculares fossem diagnosticadas a tempo e tratadas corretamente. Contudo, globalmente, cerca de 1,3 bilhões de pessoas têm alguma condição visual que não permite enxergar bem.
No Brasil, estima-se que 1,5 milhões de pessoas são cegas, conforme dados de 2019. A melhora da visão pode contribuir para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 itens interconectados, que envolvem questões de saúde e a erradicação da pobreza, por exemplo. Um relatório da entidade mostrou que a saúde visual impacta diretamente 8 dos 17 objetivos e afeta indiretamente todos.
Por mais que a visão seja algo tão fundamental, ainda falta muita conscientização no país, além de não haver a cultura de ir ao oftalmologista e cuidar dos olhos. Segundo pesquisa do Ibope, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista.
Segundo o especialista no ramo óptico, João Luiz Carneiro os exames preventivos são imprescindíveis. “Quando se fala em saúde dos olhos, é preciso atuar antes de começar os sintomas, porque muitos deles caracterizam perdas irreversíveis. Por isso, é necessário difundir cada vez mais informações sobre esse tema”.
João explica que o exame oftalmológico pode detectar alterações precocemente e evitar um problema ocular futuro. A melhor forma de prevenção é realizar consultas regulares ao oftalmologista, mesmo na ausência de sintomas.
“Para quem precisa, os óculos de grau ajudam a enxergar de forma mais nítida e diminuem o esforço excessivo da musculatura dos olhos, evitando o cansaço ocular e as dores de cabeça associadas. Existem lentes com tecnologias específicas que trazem benefícios adicionais para cada caso”, explica o especialista.
Vale lembrar que os óculos de sol com proteção UVA e UVB evitam que a radiação solar cause danos aos olhos. “A exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar problemas como catarata, pterígio, tumores oculares e doenças na retina”, explica João.
“Não tenha vergonha de utilizar óculos, lente de contato e utilize óculos de sol, ele não é apenas um objeto estético. Cuidar da saúde dos seus olhos é muito importante. Estar em dia com seus exames, praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada e não fumar são hábitos saudáveis que reduzem muito o risco de doenças que podem afetar a visão, como hipertensão e diabetes. Se cuide”, finaliza o especialista.