A campanha “Por trás do bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação” tem como objetivo alertar a população masculina sobre a importância do autocuidado
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2022, o câncer de próstata levou ao óbito mais de 62 mil brasileiros, tornando-se a neoplasia que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Diante desse cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida faz um alerta à população masculina para os cuidados com a saúde. Por meio do Novembro Azul, campanha criada pelo Instituto em 2011, a organização estimula os homens a realizarem os exames de rotina regularmente e ir ao o médico com frequência.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Os números apontam para um problema de saúde pública, que segundo Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, precisa ser sanado com urgência. “Precisamos mudar a mentalidade da população masculina sobre a forma como o cuidado com a saúde é encarado. Realizamos uma pesquisa, juntamente com o Qualibest, que mostra que 88% vão ao menos uma vez ao ano ao médico. Isso mostra uma eficácia da campanha. Entretanto, é muito importante a população masculina ter respaldo e estímulo para seguir com o comportamento do autocuidado e, por meio da conscientização, incorporar o hábito de manter as consultas anuais com um médico”, explica.
A realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) e do toque retal em homens acima dos 50 anos, anualmente, é uma recomendação para a descoberta precoce do câncer, de acordo com Igor Morbeck, oncologista e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. “As chances de um diagnóstico precoce e da reversão de um quadro clínico de câncer só é possível com o exame de rastreamento. Em homens negros e homens com histórico familiar a incidência é maior. Para esta população, o ideal é que os exames sejam realizados a partir dos 40 anos”, enfatiza o oncologista.
Igor Morbeck alerta que os homens também devem seguir a agenda anual de consultas, seja no SUS (Sistema Único de Saúde) ou nos planos de saúde, para prevenir outras doenças. “É importante que estejam atentos também ao controle do colesterol, ao sobrepeso, que é um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença, diabetes, da hipertensão e demais fatores que levam ao surgimento de outros tipos de câncer e doenças cardiovasculares”, finaliza.
Novembro Azul 2023
As ações de conscientização neste ano serão norteadas pelo tema “Por trás do bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação”, definido pelo Instituto. O objetivo da campanha é mostrar que o bigode é somente um símbolo da masculinidade e que “coisa de homem” extrapola o ícone e está relacionada ao cuidado integral com a saúde.
“É muito comum ouvirmos a expressão ‘coisa de homem’ para designar o que esta população deve ou não fazer. A nossa campanha quer desmistificar o conceito e mostrar que o autocuidado deve estar acima das convenções estabelecidas e cuidar da saúde independe do sexo biológico ou gênero. A mensagem final é que a preocupação com a saúde é um ato concreto da preservação da vida e deve sobrepor o machismo”, finaliza Marlene.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro, Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem e Eu e Você Contra o Câncer.