Infectologista do GRAACC alerta para similaridade entre gripe, resfriado e Covid-19

Com o aumento no número de casos de gripe, e a nova variante Ômicron, pais e responsáveis devem ficar atentos aos sintomas nas crianças

O aumento de casos de gripe e resfriados, em meio à pandemia de Covid-19 e da nova variante Ômicron, acende um sinal de alerta, principalmente para a saúde das crianças e adolescentes em tratamento de câncer. O Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, ressalta a importância de pais e responsáveis de redobrar os cuidados e ficarem atentos aos sintomas gripais. Mas, afinal, como diferenciar cada uma das enfermidades?

O vírus da gripe que está circulando no momento é o H3N2; já o da Covid-19 é o Sars-Cov-2, em ambos o alvo é o sistema respiratório e causam sintomas bastante semelhantes, que incluem: tosse, coriza, febre, cansaço, dores pelo corpo, falta de ar e, em alguns casos, náusea e diarreia.

“Pacientes oncológicos são os mais vulneráveis a estas infecções. Por isso, a proteção contra influenza, através da vacinação, é mandatória. As consequências diretas e indiretas da infecção por esses agentes impactam o diagnóstico de crianças e jovens, principalmente os que estão em tratamento de câncer”, destaca Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC.

Orientações importantes

O uso de máscara é fundamental, assim como respeitar o distanciamento e evitar aglomerações;

Procurar atendimento médico tão logo apreça os primeiros sintomas gripais;

Hidratação também é uma maneira de prevenir gripes e resfriados, por isso beba de 1,5L a 2L de água todos os dias;

Higienizar as mãos com álcool em gel e lavar as mãos com água e sabão sempre que possível;

Evite coçar olhos, nariz e levar a mão à boca.

Sobre o GRAACC

Criado em 1001 para atender crianças e adolescentes com câncer, o Hospital do GRAACC tornou-se, em pouco tempo, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.

O GRAACC é a primeira instituição do país, especializada em câncer infantojuvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais renomadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde, que reacreditou o hospital em 2020, quando foram realizadas mais de 32 mil consultas, além de cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos e 20,5 mil sessões de quimioterapia.

Ao longo de 30 anos, o Hospital do GRAACC elevou o patamar de tratamento de alta complexidade do câncer infantojuvenil no Brasil, para 70% de chances de cura, em média.