Home office e ergonomia: cirurgião dá dicas para prevenir saúde da coluna

Dormência e formigamento no braço são sinais de alerta

A cervical é muito exigida para quem trabalha o dia inteiro no computador. “Caso a ergonomia não seja respeitada, podem ocorrer problemas articulares e aceleração de alterações degenerativas como hérnias de disco e bicos de papagaio. O ideal é que o paciente busque auxílio médico o quanto antes para evitar a progressão da doença”, explica o neurocirurgião Dr. Marcelo Amato, pioneiro no Brasil em técnica de cirurgia endoscópica para Coluna. Segundo ele, nas fases iniciais, o tratamento clínico com medicamentos e fisioterapia podem resolver tais problemas.

Em casos mais graves, essas condições podem levar à compressão dos nervos, causando dor nos ombros ou braços, perda de força ou de sensibilidade, geralmente percebida como formigamento ou dormência nos braços ou nas mãos. “Nesses casos, a cirurgia precisa ser considerada. Felizmente, hoje temos técnicas minimamente invasivas como a cirurgia endoscópica da coluna, que é capaz de soltar o nervo que está apertado através de um procedimento ambulatorial, ou seja, de curta duração e com alta hospitalar no mesmo dia”, afirma Dr. Amato.

Dicas para evitar problemas na coluna

De acordo com o médico Dr. Marcelo Amato, para evitar problemas na coluna, é preciso manter a coluna cervical em posição neutra enquanto estiver trabalhando, para isso é importante que toda a coluna esteja alinhada. “Ao trabalhar no computador, por exemplo, a tela deve ficar bem à frente dos olhos. E se trabalhar com leitura ou escrita manual, procure uma mesa com inclinação”, explica.

Outras dicas do neurocirurgião, são:

Evitar a flexão do pescoço por muito tempo, por exemplo ao digitar no celular.

Trabalhar exercícios posturais e isométricos, especialmente para o fortalecimento do core e das costas.

E, ainda, procurar hábitos saudáveis de alimentação, hidratação, sono e atividades de lazer.