Estudo comprova que mamografia 3D é mais eficaz na detecção do câncer; especialista tira dúvidas

Mamografia 3D, comparada ao método tradicional, diagnóstica até 41% mais tumores invasivos na mama e realiza 15% menos diagnósticos falsos positivos; Confira mitos e verdades

Segundo estudo publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) a mamografia 3D é a mais eficaz para diagnosticar o câncer de mama. A pesquisa foi feita em 2015 por médicos e pesquisadores em 13 hospitais universitários e privados dos EUA, que avaliaram a detecção do câncer de mama realizando um pouco mais de 281 mil mamografias 3D e menos de 174 mil mamografias tradicionais. Com isso, foi comprovado que o método reduz o número de exames adicionais (falsos positivos) em 15% e aumenta a detecção da doença em 41%.

A mamografia 3D é rápida e simples, e traz mais comodidade para as pacientes. É realizada de forma semelhante à mamografia tradicional e tem como principal objetivo diagnosticar precocemente o câncer de mama. Quando comparada com a mamografia tradicional, a 3D mostra mais detalhadamente as mamas, com dose de radiação semelhante. A maior parte das pacientes tolera bem ambos os métodos, embora algumas reclamem de dor durante a realização do exame.

Para ajudar a tirar algumas dúvidas sobre o exame a Dra. Vivian Schivartche, médica radiologista especialista no diagnóstico de câncer de mama do CDB Premium – listou alguns mitos e verdades sobre a mamografia tradicional e o método 3D. Confira:

A radiação é perigosa, por isso é melhor não fazer o exame

Mito. Muitos aparelhos emitem radiação para a realização de procedimentos de saúde. Porém, as doses são mínimas e esse não pode ser motivo para que as mulheres não realizem o exame. Se feito conforme orientações médicas e com controle de qualidade adequado, dificilmente implicará em prejuízos à saúde.

Mamografia tradicional dói

Mito. A mamografia tradicional causa um desconforto na maioria das mulheres, pois o exame é feito com as mamas comprimidas. Mesmo assim, é tolerável. Os novos equipamentos possuem compressor curvo, que é mais confortável. O desconforto não deve ser fator que impeça o exame.

A mamografia pode ser substituída por outros exames

Mito. Pode-se usar os exames de ressonância e ultrassonografia em conjunto com a mamografia para ter resultados mais eficazes, mas nunca substituir.

A mamografia 3D é mais eficaz na descoberta do câncer

Verdade. Na mamografia 3D o aparelho gera múltiplas imagens que permitem identificar nódulos com menos de 1cm. Se tiver alguma área suspeita e que não aparecia na mamografia convencional, o exame 3D irá mostrar.

Existe um aparelho de Mamografia 3D que diminui o desconforto

Verdade. O novo equipamento de mamografia 3D criado pela Hologic, empresa especializada em mamografia digital, chega no Brasil esse semestre. Ele promete ajudar as mulheres durante o procedimento. A diferença do aparelho de mamografia com menos dor para os métodos tradicionais é o seu compressor curvo, o SmartCurve. Ele se adapta melhor ao formato da mama e faz com que a mulher sinta menos desconforto – diferente dos compressores retos. De acordo com estudos da empresa, o desconforto durante o exame é 93% menor se comparado com o método tradicional.