Especialista explica como as redes sociais podem distorcer o conceito de emagrecimento saudável

Efeito sanfona e compulsão alimentar são algumas das consequências de seguir padrões estéticos impostos pelas redes sociais. Para Edivana Poltronieri especialista em emagrecimento saudável, existe uma grande diferença entre a perda de peso sustentável e o anseio por um corpo modelo, que muitas vezes pode ser irreal. Confira!

“Corpo perfeito é o corpo saudável”. É assim que Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável e CEO do 5S Estilo de vida Saudável, define o corpo ideal. Uso excessivo de filtros e de editores de fotos, além do culto à beleza estão entre os fatores que direcionam as pessoas a um conceito distorcido do emagrecimento, que pode levar a compulsão alimentar e efeito sanfona. Por isso, Edivana alerta sobre o uso equilibrado das redes sociais no que diz respeito a busca do corpo ideal. Entenda!

Emagrecimento saudável X padrões estéticos

“O emagrecimento saudável consiste em colocar a saúde e o bem-estar em primeiro plano para dar início a um estilo de vida consciente e, assim, consequentemente, perder peso. Adquirir essa consciência pode levar tempo, porque é uma transformação de dentro para fora, ou seja, não é algo que fazemos pelos outros, mas por nós mesmos”, explica Poltronieri.

Na contramão do estilo de vida saudável, vem a necessidade de emagrecimento por conta dos padrões estéticos, em grande parte, imposto pelas redes sociais. Para a especialista, se deixar levar pelo corpo de terceiros pode dificultar o alcance da autoestima. “Primeiro, porque cada pessoa tem um biotipo, o que torna sua estrutura naturalmente diferente do outro e, consequentemente, os resultados do emagrecimento. Segundo, porque hoje a Internet é maquiada. Muitas pessoas conquistam o shape dos sonhos por meio de cirurgias plásticas bastante invasivas, o que torna essa busca ainda mais frustrante para pessoas que estão passando pelo processo de emagrecimento saudável que não acontece do dia para noite”, pontua Edivana. Além disso, a profissional faz o alerta sobre as dietas virais que prometem eliminar vários quilos em poucos dias. “Falta de informação sobre dietas super restritivas e receitas milagrosas são alguns dos fatores que fazem as pessoas entrarem no efeito sanfona, desenvolverem compulsão alimentar e a desistirem da busca por um novo estilo de vida”, diz.

Com o foco em estar bem, Edivana tenta resgatar a essência do emagrecimento saudável, que vai além do corpo perfeito. “Não devemos querer emagrecer para caber em padrões estéticos ou porque achamos que não ficamos bem em fotos nas redes sociais. O emagrecimento deve vir para criar a sensação de estar bem. É um processo de dentro para fora”, pontua.

Para cortar laços com qualquer tipo de estereótipo, Edivana Poltronieri acredita que o ‘de bem comigo’ é o início do processo do emagrecimento saudável. “Não é sobre bem-estar e sim sobre estar bem. Enquanto o bem-estar é influenciado por fatores externos, o estar bem revela um estado de espírito que vem de dentro. É um reflexo mais profundo do nosso autocuidado mental, emocional e físico. É a chave para encontrar autoestima, felicidade e inspiração para realizar as coisas mais simples e complexas da vida”, finaliza