Especialista dá dicas de como cuidar da pele durante o inverno

O inverno começou no Brasil, o que deve trazer baixas temperaturas e deixar o tempo seco pelos próximos meses. E essa secura se reflete, também, na pele das pessoas, que tende a ficar também mais seca e demandar cuidados especiais com a hidratação.

Doenças como a psoríase e as dermatites podem piorar nessa época do ano. Por isso, a dermatologista Tamara Tavares deu algumas dicas de como manter a pele linda e radiante.

1-           Beba, no mínimo, dois litros de água por dia;

2-           Evite banhos quentes e demorados

3-           Evite o uso excessivo de sabão ou buchas que podem destruir a camada protetora da pele

4-           Passe hidratante no corpo logo após o banho, ainda no banheiro para que o vapor ajude na absorção do creme

5-           Evite hidratantes comuns no rosto.

6-           Peles oleosas precisam de cremes específicos

7-           Utilize hidratantes na região dos lábios

8-           Aplique filtro solar sempre

A dermatologista também destaca que nesses meses mais frios é importante ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres e ajudam na prevenção do envelhecimento da pele.

“As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a tangerina, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação”, citou a dermatologista.

“Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio”, finaliza Tamara