Profissional da Singu explica que a prática resgata as fibras musculares
São diversos os benefícios de praticar atividades físicas regularmente, inclusive para o cérebro. Segundo a Academia Americana de Neurologia, incluir exercícios na rotina diminui em até 30% o risco neurológico do que sedentários para desenvolver comprometimento cognitivo leve. Alguns cuidados pré e pós-treino, porém, precisam ser tomados. A massagem desportiva, por exemplo, funciona bastante no alívio da dor muscular.
“A massagem resgata as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo por meio da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração, além de favorecer a nutrição celular”, explica Gerson Carvalho, especialista da área de educação física e massagista da Singu, maior marketplace de beleza e bem-estar da América Latina. Muitas pessoas sentem dores após ir à academia ou depois de praticar corrida e não sabem que existe uma solução direcionada para este problema.
Segundo Gerson, muitas pessoas acreditam que a massagem desportiva é direcionada apenas para atletas profissionais. “Isso não é verdade”, diz o massagista. “A técnica é indicada para qualquer pessoa que pratica algum tipo de atividade física. No entanto, o atleta deve confiar essa responsabilidade a um profissional qualificado.”
Confira alguns benefícios da massagem desportiva:
Prevenção de lesões
A massagem pode ser feita antes do treino, assim é possível preparar a musculatura para as atividades. O objetivo é aquecer os músculos, tonificando-os de forma rápida e provocando a excitação do sistema nervoso central. “Prevenir é sempre a melhor opção, pois este procedimento pode gerar um grande alívio das possíveis dores e câimbras que tanto incomodam as pessoas”, pontua Gerson.
Recuperação muscular
A técnica é indicada também para regenerar os músculos após um treino intenso. Geralmente, os tecidos sofrem de fadiga quando é feito muito esforço. Neste caso, a massagem deve ser realizada de forma lenta e precisa. “Esta modalidade elimina o ácido lático, responsável pelas dores ocorrentes nos dias após a prática do exercício físico, mas o processo deve ser individualizado para cada um”, diz o massagista.
Efeito relaxante
Uma das consequências da massagem é o relaxamento, pois o psicológico também é afetado durante a prática. Isso acontece porque o sentimento de bem-estar é desencadeado pelo toque, no qual pode amenizar a ansiedade e trazer mais confiança.
Contraindicações
“Não há contraindicações, mas pessoas que sofrem com pressão alta devem realizar o procedimento com orientação médica. É importante sempre tomar cuidado para não levantar rápido demais depois da massagem, pois isso pode causar tontura devido à distribuição de sangue”, afirma Gerson. Outro cuidado é evitar fazer uso da técnica após sentir dores agudas, como fisgadas ou pontadas.