Entenda a relação entre os distúrbios de ATM e alimentação

Especialista do Hospital CEMA explica por que alguns alimentos podem provocar dores na articulação temporomandibular e como deve ser a dieta de quem quer ficar longe de problemas nessa região

Certamente ao comer você não presta muita atenção no exercício intenso que seu organismo precisa fazer durante a alimentação. E tudo começa no ato de mastigação. É ali que fica uma das articulações mais complexas do corpo humano: a ATM. A Articulação Temporomandibular é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É ela a responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. Intimamente relacionada ao ato de comer e de falar, ela pode inflamar e doer muito. Só quem sofreu com distúrbios na região pode mensurar a intensidade da dor nessa região. E as disfunções na área têm uma série de motivos, entre eles a alimentação.

“A alimentação pode ter relação com a dor nas ATMs e no sistema estomatognático (conjunto de estruturas bucais) devido ao tipo de comida, que pode alterar a estrutura da boca e ATM”, explica o bucomaxilo do Hospital CEMA, Érico Vlasic Campello. E todo o processo se inicia já na infância, quando o bebê começa a introdução alimentar. “É nesse período que a criança desenvolve boa parte da musculatura orofacial, fortalece os dentes, que estão em processo de crescimento, a mastigação e deglutição e o controle da respiração durante o ato de comer”, ressalta o especialista. Por isso, desde cedo, os pais devem investir em uma dieta diversificada com alimentos não processados, integrais, fibrosos (verduras, legumes e oleaginosas), pois além de manter a ATM funcionando perfeitamente, isso ajudará na manutenção da saúde, em geral, já que tais itens são ricos em nutrientes anti-inflamatórios.

Quando a ATM passa por alguma disfunção ocorre o quadro de Distúrbio Temporomandibular, que é um desarranjo dessas articulações. Isso pode ocorrer por fatores emocionais, traumas, tensão muscular aplicada à região, podendo, inclusive, levar ao bruxismo (hábito de ranger os dentes enquanto o indivíduo dorme). Quando isso ocorre, a pessoa pode sentir dores de cabeça na região da testa, fundo dos olhos e têmporas, dores nos ouvidos e zumbido, dificuldade para mastigar, tonturas e vertigens, desgaste dental excessivo e sensação de travamento da mandíbula. Geralmente o Distúrbio de ATM atinge adultos, especialmente mulheres.

No quesito alimentação, o bucomaxilo orienta que existem alguns itens que devem ser consumidos com muita moderação, pois podem favorecer o aparecimento de problemas na ATM e mesmo piorar dores já existentes. “Alimentos, no geral, podem ser tanto anti-inflamatórios como pró-inflamatórios. Aqueles que têm carga glicêmica elevada, como pão francês, arroz branco e alguns cereais tendem a piorar as respostas inflamatórias da ATM”, diz.