Ectoin reduz gravidade de lesões causadas por dermatite atópica

Ectoin, matéria-prima presente no creme EctoPURE produzida por micro-organismos que vivem em ambientes com altas doses de radiação UV, quentes e extremamente salinos, consegue estabilizar moléculas da pele, protegendo-a contra inflamações

Dermatite

Estudo realizado na Alemanha concluiu que o uso de cremes com Ectoin® em pacientes com dermatite atópica de leve a moderada levou a uma redução significativa na gravidade do problema.

A pesquisa realizada pela Leibniz Research Institute for Environmental Medicine, de Düsseldorf, na Alemanha, e publicada na prestigiada revista Skin Pharmacology and Physiology, envolveu 65 pacientes, homens e mulheres com idades entre 18 e 65 anos e de várias cidades alemãs. O grupo apresentava dermatite atópica que variava entre leve a moderada.

De acordo com os pesquisadores, a dermatite atópica é um problema de pele para o qual não existe uma terapia de cura, o gerenciamento da doença é limitado ao alívio dos sintomas.

Os pacientes aplicaram um creme que continha o Ectoin® e também um outro creme anti-inflamatório não-esteroide, para controle. Os cremes foram aplicados em duas lesões simétricas duas vezes por dia durante 28 dias.

As áreas da pele foram avaliadas pelos médicos, utilizando métodos instrumentais e também pelos próprios pacientes, sendo as leituras realizadas no início, depois de sete dias e depois de 28 dias.

A partir destas análises, os médicos forneceram provas de que a aplicação tópica do creme com Ectoin® na pele lesionada dos pacientes com dermatite reduziu de forma significativa a gravidade das lesões, não importando o método de avaliação usado pelos médicos.

Segundo os pesquisadores, os resultados obtidos no estudo e a noção de que a aplicação tópica de Ectoin® na pele humana basicamente não apresenta efeitos colaterais indicam que o uso deste tipo de creme é um tratamento ideal para pacientes com dermatite atópica, inclusive para evitar os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso prolongado de corticosteroides.

A empresa 100% nacional Biobalance Natural Immune Support comercializa nas farmácias de manipulação de todo o Brasil a linha EctoPURE de cremes calmantes de uso tópico com o princípio ativo Ectoin. A linha, que apresenta concentrações de 3,5% (para dermatite atópica) e 7% (para psoríase), auxilia na redução de processos inflamatórios da pele, sem o uso de corticoides.

O elevado poder protetor de EctoPURE é devido ao Ectoin®, ingrediente altamente hidrofílico, produzido por micro-organismos que vivem em ambientes com altas doses de radiação UV, quentes e extremamente salinos, como os gêiseres. Para sobreviver a essas condições, eles se especializaram na produção de moléculas protetoras de estresse, como o Ectoin®.

“A substância Ectoin® consegue estabilizar determinadas moléculas da pele, protegendo-a contra inflamações, e ainda recupera o manto hidrolipídico, promovendo a hidratação de áreas ressecadas, acalmando e atenuando vermelhidões.”, explica a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica de EctoPURE.