Será que andar de pé não chão, tomar líquidos gelados em dias de frio e ficar ao lado de quem está com a doença dá gripe ou é apenas lenda? São muitas as afirmações que circulam sobre o assunto. Nem todas são verdades! Pensando nisso, Resfenol esclarece os principais mitos e verdades que rondam o tema
Uma coisa é certa, a época do ano em que o índice de pessoas gripadas mais aumenta é durante o outono e o inverno! Isso ocorre por conta das condições climáticas durante as estações: poucas chuvas, tempo seco e baixa umidade. Para se proteger contra doença – ou minimizar os efeitos dela – algumas práticas podem ser realizadas. O que vale é ficar atento no que realmente funciona. E com tantas informações que circulam sobre o assunto, algumas são verdadeiras e outras não, Resfenol*, marca especialista contra os sintomas da gripe, reuniu os principais mitos e verdades sobre o assunto para acabar de vez com as dúvidas. Confira!
1) GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA!
Temos o primeiro mito! Muita gente acredita que as doenças são a mesma coisa, mas em níveis de sintomas diferentes. O que, segundo Resfenol, é um erro.
O único causador da gripe é o vírus da Influenza; já o resfriado possui mais de 200 vírus causadores. A primeira atinge todo o sistema respiratório e pode evoluir para uma pneumonia, já que causa inflamações nos pulmões. Já a segunda alcança apenas o sistema respiratório superior, tem menor chances de causar febre em adultos e dificilmente acarreta complicações graves. O que o resfriado pode originar são inflamações como faringite, sinusite e otite.
Outra diferença entre as doenças é o tempo de duração. Enquanto a gripe leva, em média, 10 dias para uma completa recuperação, o resfriado costuma durar menos de uma semana.
2) GRIPE É UMA DOENÇA CONTAGIOSA!
Quem nunca ouviu a frase “fica longe que estou gripado”? A sinalização é pertinente, já que a gripe é, sim, transmitida de uma pessoa a outra!
Quando uma pessoa gripada tosse, espirra ou fala, gotículas de saliva com o vírus dispersam no ar e podem ser inaladas por quem está perto. Além disso, há também o risco da contaminação cruzada. Ao encostar as mãos em superfícies, como maçanetas, corrimões e balcões que estiverem com secreções, e levá-las ao rosto, o vírus da gripe pode se instalar no organismo.
Aqui a dica de Resfenol é uma só: manter as mãos sempre higienizadas!
3) FRIAGEM CAUSA GRIPE!
Apesar de clássica, não é verdade! Não é o frio que causa a gripe, mas sim o vírus. O que faz as pessoas associarem a doença ao clima é justamente o fato dela ser mais comum em épocas de temperaturas baixas.
Aqui podemos incluir outros mitos, muito disseminados por aí como causadores da gripe. Ficar no sereno, tomar chuva ou banho frio e consumir sorvete durante a época de outono e inverno tá liberado! Nenhum desses atos possuem o poder de causar a doença.
4) INGESTÃO DE ÁGUA AJUDA A COMBATER A GRIPE
Beber água é sempre benéfico, ainda mais quando se está gripado! A ingestão do líquido pode manter as mucosas hidratadas, evitando irritação e ressecamento. Além disso, evita o risco de desidratação durante o período em que a pessoa estiver doente.
5) VITAMINA C AJUDA NA PREVENÇÃO DA GRIPE
Sim, é verdade! A vitamina C não tem o poder de curar a gripe – o que desmitifica a necessidade de ingestão de suco de laranja para eliminar a doença -, mas ela fortalece o organismo, oferecendo maior imunidade ao corpo.
6) ANDAR DESCALÇO PODE CAUSAR OU PIORAR A GRIPE
O contato dos pés direto no chão não causa gripe! Vale sempre lembrar que a doença é originada através de contato com pessoas que estão com o vírus ou por contaminação cruzada.
O que pode acontecer, que leva essa crença às pessoas, é que o gelado do chão pode diminuir temporariamente a temperatura do corpo e com isso brevemente enfraquecer a resposta imunológica deixando as pessoas mais propensas a adoecerem.
7) REMÉDIOS PARA GRIPES E RESFRIADOS ALIVIAM OS SINTOMAS
Combater os sintomas gripais é o principal papel deste tipo de remédio! Por conter analgésicos, antitérmicos, antialérgicos e descongestionantes, eles agem contra dor, febre, coriza e congestão nasal. Apesar de serem muito eficientes no combate aos sintomas da doença, Resfenol sinaliza que o indicado, antes de ingerir qualquer remédio, é sempre consultar um médico ou farmacêutico.