Doação de leite materno: pediatra reforça que o ato pode até salvar a vida de prematuros

Segundo especialista do Hospital Igesp, muitas mulheres não doam leite por não saber que é possível ou por ter receio de que possa fazer falta ao filho

Em 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano. A iniciativa busca promover e divulgar informações sobre a importância da doação de leite, do aleitamento materno e dos bancos de leite disponíveis. Para se ter uma ideia da relevância do ato, um mililitro de leite humano é capaz de salvar a vida de um prematuro e de diminuir o tempo de internação e o risco de complicações gastrointestinais.

A pediatra e neonatologista do Hospital Igesp, Patricia Terrivel, aponta que o tema não recebe a mesma atenção que outros – e que é urgente a busca por doações para maternidades e bancos de leite.

“Infelizmente, a doação de leite não recebe a mesma atenção que outras campanhas, e devemos lutar por isso. Muitas pessoas não sabem que é possível doar o leite materno e que ele salva vidas”, afirma a médica. “O bebê que recebe leite de fórmula tem maiores chances de desenvolver infecções. Quando recebe um leite humano pasteurizado, que é o de doação, ele fica menos tempo internado e diminui os riscos de problemas à saúde”, acrescenta

A especialista explica que muitas mulheres não doam porque não sabem que é possível ou têm receio de que o leite ofertado possa fazer falta ao filho que está sendo amamentado. “Por isso, devemos garantir cada vez mais o acesso à informação, para que essas dúvidas sejam sanadas. Os seios são produtores, e não estoque, então o leite não vai acabar porque a mãe faz doação. Pelo contrário, acontece estímulo e, como consequência, uma produção maior”.

Como doar

Toda mulher saudável que amamenta pode ser doadora de leite, desde que não tome medicação que possa interferir no processo. A avaliação é feita por meio do banco de leite, que deve ser contatado pela mãe que deseja doar.

No portal da Rede Global de Bancos de Leite Humano, é possível encontrar a lista de unidades de bancos em funcionamentos e todas as informações sobre como doar. “Entrando em contato com o banco de leite mais próximo, a equipe responsável vai colher os exames, e a mãe, estando apta, receberá em casa os potes próprios para o armazenamento. A mulher não precisa se dirigir ao hospital para doar leite”, conclui Patricia.

www.hospitaligesp.com.br.