Pular para o conteúdo
Dicas Mulher
Menu
  • HOME
  • ANUNCIE
  • REVISTA
  • DICAS NA TV
  • BLOG

Dia do Psicólogo: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?

Publicado em agosto 27, 2020 por carlos

Para celebrar a data, especialista fala sobre a importância dos cuidados com a psique

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo. A data marca o reconhecimento por lei da profissão, assinada pelo presidente João Goulart, em 1962. O trabalho deste profissional sempre foi importante, mas ganhou destaque especial neste ano por conta da pandemia de covid-19 e suas consequências, como isolamento social, alteração de rotinas e etc.

Durante a pandemia, os índices de doenças aumentaram consideravelmente. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), divulgada em maio, mostrou que, ainda nos primeiros dias de isolamento social e quarentena, o número de casos de depressão aumentou 90% no Brasil. Outros problemas psíquicos também tiveram aumento significativo, como a ansiedade, que cresceu 71% entre os brasileiros.

“Há uma dificuldade em criar uma rotina, entender o novo normal, o que faz com que algumas pessoas desenvolvam sintomas e problemas psíquicos”, explica o coordenador do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Fabiano Fonseca da Silva. A perspectiva de uma grande crise financeira e social, provocada pela paralisação de diversas atividades econômicas durante a pandemia é outro fator que pode provocar danos para a saúde mental.

Um outro motivo se relaciona à necessidade que possuímos de manter contato físico com pessoas queridas. Por isso, por conta do isolamento social, passamos a sentir falta de abraçar pessoas queridas, por exemplo. O ser humano é um ser social.

Então, como podemos encarar perspectivas desanimadoras e momentos de crise mantendo a saúde mental em dia? Uma boa dica é procurar um psicólogo e manter um tratamento profissional. Afinal, este especialista é preparado para ajudar o ser humano a lidar com as mais diversas questões do cotidiano da vida, auxiliando a sintetizar e racionalizar os sentimentos confusos e incompreensíveis.

“É necessário um equilíbrio para que possamos suportar esse período de isolamento que, aos poucos, se flexibiliza. Além disso, a relação com as pessoas próximas é fundamental, assim como garantir o nosso espaço e respeitar o das pessoas com as quais convivemos”, aponta o coordenador.

Silva ainda dá algumas recomendações para que a saúde mental fique em ordem neste período. “Construir uma nova rotina, que agora deve considerar um maior período em casa; lidar com os relacionamentos, que ficam mais intensos e contínuos. Esse dia a dia envolve respeitar e integrar o espaço dos outros com os quais convivemos”, diz. Cozinhar, estudar, jogar e praticar esportes podem ser boas alternativas também, de acordo com o professor.

Share this:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

Relacionado

Postado em SAÚDEMarcado desanimadora, Dia do Psicólogo, dificuldade, doenças, equilíbrio, especialista, humano, ia, incompreensíveis, pandem, pessoas, profissional, psíquicos, reconhecimento, relacionamento, rotina, saúde mental, sentimentos, sintomas

Dicas na TV

https://www.youtube.com/watch?v=e7JaniGm7iU&t=636s

Curta nossa fanpage

Curta nossa fanpage

Posts recentes

  • ShoppingSantaÚrsula divulga ganhador da campanha de Dia dos Namorados
  • Camerata Beija-Flor da IAS realiza apresentação no dia 3 de julho, em Sertãozinho
  • Minimalismo ganha espaço no mercado de móveis e alta decoração
  • Multiplan celebra ouro com Campanha Institucional de 50 anos, no Prêmio Abrasce 2025
  • RibeirãoShopping anuncia prorrogação da Villa São João até 6 de julho
Copyright © 2025 Dicas Mulher – Tema OnePress por FameThemes