Conheça 5 medicamentos injetáveis capazes de melhorar a queima de gordura localizada

Tratamentos para redução de medidas podem oferecer resultados mais significativos de acordo com as substâncias que combinadas entre elas; saiba quais são as inovações

Difícil encontrar alguém que não tenha mudado de silhueta durante a pandemia, afinal, o tédio ocasionado pela quarentena deixou as pessoas mais vulneráveis aos maus hábitos alimentares. Sem falar nas academias, praias e parques de portas fechadas, fato que desmotivou muita gente na hora de treinar.

Por conta disso, muitos têm recorrido aos tratamentos estéticos de alta performance para obter resultados mais rápidos e significativos na queima de gordura localizada. “O movimento em minha clínica aumentou cerca de 40% em julho, em comparação ao mês de fevereiro. É uma elevação muito importante se considerarmos que este período sempre representou o mais fraco do ano, por ser o auge do inverno no Brasil”, afirma Mateus Reis, farmacêutico, especialista em estética e diretor do núcleo de emagrecimento na clínica L’Essence, na Vila Mariana, São Paulo (SP).

São muitos os tratamentos focados em redução de medidas, mas eles podem ainda mais a depender de como as substâncias utilizadas interagem entre elas.

Reis listou cinco medicamentos injetáveis que servem para turbinar o tratamento com foco em queima de gordura – e cuja utilização deve ser estudada caso a caso. Obviamente, ele ressalta que tais remédios devem ser aplicados em clínicas especializadas, sob prescrição e supervisão de profissionais capacitados. “Praticar a automedicação pode trazer riscos à vida”, afirma.

Vamos conhecer quais são eles e como eles podem funcionar como uma varinha mágica na eliminação de gordura?

1 – Desoxicolato de sódio

Este é hoje um dos principais tratamentos para dissolver a gordura localizada, funcionando como um detergente. “Na medida em que injetamos esta substância na região do corpo, ela desencadeia uma reação química que, ao gerar um processo inflamatório, culmina na eliminação da célula de gordura”, explica ele. Reis reforça que, se o paciente seguir a dieta recomendada e praticar exercícios, a queima pode ser ainda maior e os resultados, muito mais eficazes.

Sua grande vantagem é que o Desoxicolato de sódio pode ser aplicado somente na área que incomoda o paciente, mesmo que sejam regiões pequenas, como a papada. “É perfeito para ajudar a definir o contorno corporal”, diz o especialista.

2 – L-arginina

Trata-se de um aminoácido que favorece a vasodilatação, ou seja, eleva a circulação sanguínea no local onde o especialista deseja trabalhar. Isso faz com que os demais medicamentos tenham mais efeito, favorecendo o limite de armazenamento de gordura e o ganho de massa muscular. “Esta substância ainda oferece o plus de promover mais saúde cardiovascular, uma vez que mantém mais saudáveis os níveis de colesterol”, informa.

3 – Vitamina D injetável

Quando se encontra em níveis baixos, a vitamina D aumenta uma substância denominada PTH. Trata-se de um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas junto à glândula tiroide na região anterior do pescoço, que podem levar ao aumento de gordura localizada. Sendo assim, a vitamina D injetável funciona para regular a morte da célula de gordura e reduzi-la. “Combinada com outros medicamentos, ela pode ter ainda mais efeito, como no caso das substâncias que propiciam vasodilatação”, afirma o especialista.

4 – Cafeína injetável

A cafeína também é um ativo que, combinado com outros medicamentos, ajuda reduzir medidas e gordura corporal. Ela tem ação lipolítica, o que significa que, ao ser injetada diretamente na gordura, favorece o rompimento desta célula, causando sua eliminação.

5 – Tripeptídeo 41

Este é um gel injetável, redutor de medidas. Derivado de um fator de crescimento, o TGSBeta, ele estimula a síntese de moléculas mensageiras essenciais para o tratamento lipolítico (aquele que ocorre no tecido adiposo, no qual há degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol).

Assim, além de auxiliar na quebra de gordura para facilitar sua eliminação, o tripeptídeo 41 recupera a estrutura dérmica, no caso da celulite , e melhora a elasticidade e o aumento da espessura da pele.