Você se matriculou numa academia, iniciou a prática de atividade física e mesmo assim ainda não conseguiu encontrar motivação para manter uma frequência nos treinos. A preguiça é mais forte e você sempre arruma alguma desculpa para não treinar. Se você se identificou com esse cenário, confira as dicas da professora da Smart Fit, Damaris Dias. “Com simples atitudes e pensamentos você vai encontrar mais motivação para fazer atividade física e não vai mais parar”, afirma a profissional.
- Escolha uma atividade que você realmente gosta – Um dos principais fatores que vai motivá-lo a querer se exercitar é ter prazer no treino que você for executar. Existem diversas modalidades no mercado para todos os gostos.
- Convide um amigo ou familiar para treinar com você – Quando treinamos com um amigo fica muito mais fácil ter vontade de sair de casa para fazer atividade física ou não desviar o caminho do trabalho direto para casa. Mesmo que vocês não façam o mesmo treino, o fato de irem juntos até a academia também promove uma motivação muito maior.
- Defina objetivos – Converse com um profissional de educação física e peça que ele te ajude a estabelecer metas e te oriente sobre como alcança-las. Ele irá montar uma rotina de atividade física para que você alcance o resultado desejado e poderá acompanhá-lo nessa evolução. Quando você perceber o resultado, a motivação aumenta ainda mais.
- Escolha treinos rápidos e intensos – Treinos de 20 a 30 minutos podem ser muito eficientes e não tomarão tanto tempo do seu dia. Pensar que o treino vai acabar rápido e que você estará obtendo resultados com ele é uma ótima motivação para se exercitar.
- Estipule metas mais fáceis no início – Comece estabelecendo que você vai treinar 2 vezes por semana e vá aumentando esse número a cada mês. Quando você perceber, estará totalmente adaptado e a frequência já terá se tornado um hábito.